• 21/11/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

SES realiza semana de mobilização para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti

SES realiza semana de mobilização para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, a partir da próxima segunda-feira (26) até o dia 30 deste mês, a Semana de Mobilização Estadual, que prevê uma série de ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus – cujos números de notificações têm registrado aumento no Estado – e chikungunya.

 

De acordo com as ações programadas, os municípios vão realizar seu Dia D de mobilização no dia 30. O Dia D com ações do Governo do Estado está previsto para o dia 8 de dezembro, com abertura oficial no bairro Alto do Mateus, na capital, onde serão entregues várias ruas que receberam calçamento.

 

A Semana de Mobilização Estadual ainda contará com ações de monitoramento e acompanhamento da situação epidemiológica e ambiental pelas áreas técnicas; mobilização e distribuição de material educativo referente às arboviroses; apoio técnico “in loco”, conforme situação epidemiológica e ambiental dos municípios; intervenção com aplicação do UBV Pesado (Carro Fumacê), respeitando os critérios Epi-entomológicos estabelecidos na Nota Técnica Nº 01 de 2018.

 

Boletim - Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde  divulgou mais um Boletim Epidemiológico das arboviroses, referente ao período de 1º de janeiro a 16 de novembro de 2018 (46ª semana epidemiológica). Foram 11.753 casos suspeitos de dengue, sendo 1.071 descartados. Em 2017, registrou-se, no mesmo período, 4.181 casos notificados, um aumento de 181,1% das notificações suspeitas.

 

Houve aumento também nos casos suspeitos de Zika Vírus. Em 2018, foram registrados 600 casos com suspeita da doença, sendo 230 descartados; em 2017, no mesmo período, foram registrados 244 casos, um aumento de 145,9% das notificações suspeitas.

 

Quanto à Chikungunya, houve redução no número de casos suspeitos.  Em 2018, foram 1.294 casos notificados, sendo 330 descartados. Em 2017, no mesmo período, foram 1.803 casos suspeitos, uma redução de 28,2%.

 

Até a 46ª semana epidemiológica, foram registradas 44 notificações de óbitos com suspeita de causa por arboviroses, sendo 14 confirmados para dengue (quatro em Campina Grande; três em Coremas; duas em Juazeirinho; um em Sapé; um em Aroeiras; um em Baraúna; um em Barra de Santa Rosa e um em Aparecida); três confirmados para Chikungunya (Pedras de Fogo; Bayeux e Juazeirinho, um em cada município) e dois confirmados para Zika, sendo um em Campina Grande e um em Queimadas. Seis estão sendo investigados e 19 foram descartados.

Comentários