- 13/09/2024
- por Resenha Politika
Sexta-feira 13 é dia de azar? Veja história real da data e lendas
Acontecerá neste 13 de setembro uma data cheia de superstições: a famosa sexta-feira 13. O dia é amplamente conhecido, desde o cinema, com Jason Voorhees, até diversas áreas do Cristianismo.
Acredita-se que Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o 13º convidado a sentar-se à mesa na Última Ceia. Até hoje, é considerado azar ter 13 pessoas à mesa de jantar, e algumas podem até colocar um ursinho de pelúcia para aumentar o número de "convidados" para 14.
Na mitologia nórdica, um banquete dos deuses foi arruinado pelo 13º convidado, Loki, que fez o mundo mergulhar na escuridão.
Embora seja uma data comum e possa ocorrer até três vezes em um mesmo ano, as superstições e lendas sobre a sexta-feira 13 ainda persistem. Em 2024, essa coincidência entre o dia 13 do mês e uma sexta-feira ocorrerá nos meses de setembro e dezembro.
Sexta-feira 13: fobia de sexta-feira 13
A combinação de sexta-feira com o número 13 como um dia de azar parece ser uma tradição relativamente recente — com cerca de 100 anos.
Existe até uma palavra específica para o medo da sexta-feira 13: paraskevidekatriaphobia. A palavra, de origem grega, se divide assim: paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).
Esse medo é considerado uma subcategoria de fobia específica, que é o medo intenso e desproporcional de uma situação ou objeto específico. De acordo com a NBC News, essa fobia afeta cerca de 17 a 21 milhões de pessoas.
Para tratar a triskaidekafobia — medo do número 13 — ou a paraskevidekatriaphobia, o tratamento mais comum é a terapia cognitivo-comportamental (TCC).