• 17/04/2019
  • por Resenha Politika

Economia

Sistema promete concorrência a grandes bancos e juro menor a partir de 2020

Sistema promete concorrência a grandes bancos e juro menor a partir de 2020

O Banco Central deve anunciar ainda neste semestre as regras do open banking no país. O sistema permite que fintechs acessem dados de clientes de grandes bancos, se os consumidores autorizarem, e com isso haja mais concorrência e oferta de benefícios, como juros mais baixos.

A expectativa é que comece a funcionar gradualmente a partir do ano que vem. O Brasil deverá se inspirar no modelo adotado na Europa desde o ano passado. Cada cliente escolhe se autoriza ou não a divulgação das informações. Entenda como o open banking poderá afetar a sua vida, quais serão as vantagens e os riscos de abrir suas informações financeiras para todas as instituições

QUEM GANHA? As fintechs (empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros) deverão ser as maiores beneficiadas pela liberação do acesso às informações bancárias dos brasileiros. Os clientes bancários também deverão ter mais opções, serviços melhores e custos menores.QUEM PERDE? Hoje os cinco maiores bancos brasileiros --Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander-- respondem por cerca de 85% de todos os depósitos do país. Eles enfrentarão mais concorrência.

PRESTE ATENÇÃO: ""Os dados pertencem ao cliente, e não ao banco. É o cliente que irá decidir se permite, ou não, que as informações sobre os produtos que ele utiliza sejam compartilhadas no sistema", afirmou José Luiz Rodrigues, sócio da JL Rodrigues, Carlos Átila & Consultores Associados.

Fintechs poderão oferecer opções melhores

Com a abertura das informações, bancos menores e fintechs terão acesso a dados que hoje estão restritos aos grandes bancos, já que eles detêm a maioria dos correntistas do país.

"Ao autorizar o compartilhamento dos dados sobre produtos, como investimentos, empréstimos e seguros, o cliente poderá receber ofertas de outros bancos e fintechs com taxas e condições melhores", disse Rodrigues

Uol

Comentários