• 18/01/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Sorrir diminui risco de depressão, reduz sensação de dor e ajuda a evitar infarto e AVC

Sorrir diminui risco de depressão, reduz sensação de dor e ajuda a evitar infarto e AVC

Certamente você já deve ter ouvido que ‘rir é o melhor remédio’. E realmente é. Estudos apontam que sorrir diminui o risco de depressão, ansiedade e estresse; reduz sensação de dor e até ajuda a evitar infarto ou AVC. Nesta terça-feira (18), Dia Internacional do Riso, a neuropsicóloga do Sistema Hapvida em João Pessoa, Jéssyca César, fala dos benefícios de sorrir e recomenda bons sorrisos.
 
“Rir pode nos tornar bem mais saudáveis. Segundo especialistas, é sem dúvida, a melhor medicina, uma vez que ativa o sistema cardiovascular, melhora o sistema respiratório, a oxigenação sanguínea, o sistema imunológico e estimula a liberação de substâncias benéficas ao corpo pelo cérebro, provocando uma diminuição do estresse, ansiedade e depressão”, explica.
 
 Estudos da Universidade de Oxford, na Inglaterra, indicam que viver bem e rir diariamente diminui o risco de doenças psicossomáticas e que o bom humor fortalece o sistema imunológico e ainda aumenta a energia, sendo o ‘antídoto’ para o estresse. Sorrir ainda reduz em até 10% a sensação de dor. Uma pesquisa da Universidade de Harvard e do Hospital Monte Sinai (EUA) aponta que o otimismo diminui em 35% o risco de sofrer um evento cardiovascular, como infarto ou AVC.
 
O ato de sorrir, segundo o levantamento, alivia a tensão física e o estresse, o que ajuda a reduzir a produção de hormônios, como o cortisol e a epinefrina, substâncias que estimulam o ganho de peso e a obesidade, além de uma série de reações inflamatórias que levam ao acúmulo de gordura e colesterol nas artérias coronárias, a constrição desses vasos sanguíneos e, por consequência, a riscos de AVC e infarto do miocárdio.
 
A especialista explica que ao sorrir é possível sentir prazer e, consequentemente, ocorre a multiplicação das neuroendorfinas que, por sua vez, reforçam o sistema imunológico, enviando estímulos ao cérebro, além de grupos celulares responsáveis por defender o organismo contra a invasão de bactérias e vírus.
 
Mais Benefícios – Jéssyca destaca os benefícios que o riso promove no combate a doenças psicossomáticas. Confira:
 
• Melhora o Sistema Imunológico – Aumenta a produção de células NK (Natural Killer), que são capazes de destruir células cancerígenas. Além de atuar na prevenção de doenças virais;
 
• Alívio da dor – Boas gargalhadas liberam endorfinas – que são uma espécie de analgésicos naturais do corpo;
 
• Protege o coração – O riso tem ação positiva sobre o endotélio – que é o tecido que forma o revestimento interno dos vasos sanguíneos – promovendo o melhoramento do fluxo sanguíneo, corroborando assim para redução da pressão arterial. “Sessões de risadas” ajudam a prevenir doenças cardiovasculares;
 
• Afasta o estresse – O riso diminui o nível de hormônios do estresse – como cortisol e epinefrina (adrenalina) –, enquanto aumenta a liberação de endorfinas (hormônios que contribuem para a sensação de bem-estar);
 
• Combate à depressão – O riso desencadeia ainda a produção de dopamina (um neurotransmissor que desperta sensações de felicidade no organismo humano), bem como, de outros hormônios que proporcionam o sentimento de alegria combatendo, assim, casos de depressão.

Comentários