• 29/03/2020
  • por Resenha Politika

Pandemia

Taxa de contágio pelo novo coronavírus cai em SP depois de isolamento, diz Instituto Butantan

Taxa de contágio pelo novo coronavírus cai em SP depois de isolamento, diz Instituto Butantan

O Instituto Butantan calculou que a taxa de transmissão do vírus no estado de São Paulo caiu nos últimos dez dias de um indivíduo infectando seis outras pessoas, para um contaminado transmitindo a doença para outras duas pessoas. O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann, afirmou que a estratégia de isolamento social adotada pelo governo paulista contra o coronavírus está dando resultados. (veja abaixo)

Segundo Germann, através dos números já é possível perceber uma subida menos acentuada da curva de novos casos de covid-19 registrados no estado, em comparação os números do País.

“Nós começamos a contagem pelo caso 100, não pelo caso zero. Mas para vocês terem uma ideia, em 15 e 16 de março, que foi quando teve o caso 100, eram 116 casos confirmados no estado. Chegamos em SP no dia 25 de março com 862 [casos confirmados]. Um crescimento de 467%. E no mesmo período para o Brasil o crescimento foi de 939%”, declarou o secretário.

De acordo com José Henrique Germann, os números significam que a estratégia de isolamento social contra a Covid-19 já está mostrando resultados.

“Nós temos observado que o crescimento da curva de São Paulo tem uma incidência menor, ou uma taxa de crescimento menor, do que a curva do Brasil. O que quero dizer com isso é que as medidas que foram tomadas pelo governo do estado, o distanciamento social que estamos promovendo, esses dados significam, mostram, que nós estamos no caminho certo”, disse o secretário.

Queda da taxa de transmissão do vírus               
O baixo crescimento da curva de novos casos de São Paulo foi confirmado também por um levantamento divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Butantan, em parceria com Centro de Contingência do governo do estado.

Segundo o estudo, após as medidas de distanciamento social adotadas pelo governo do estado de São Paulo e pela prefeitura da capital, entre os dias 15 e 16 de março, a taxa de contágio do novo coronavírus no estado caiu de quase seis pessoas infectadas por indivíduo para duas pessoas.

Ou seja, uma pessoa infectada transmitia o coronavírus para outras seis entre os dias 15 e 16. Cinco dias depois, em 20 de março, esse número caiu para 1 pessoa transmitindo o vírus para 3 outros indivíduos. Agora, dez dias depois, em 25 de março, essa taxa de transmissão é de uma pessoa contaminada transmitindo para outras duas pessoas.

"Nós estamos presenciando uma queda que é resultado do afastamento social feito pelo governo de São Paulo e pela prefeitura”, afirmou o diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas.

G1

Comentários