• 06/06/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Teste do pezinho: o que é, onde fazer e para quê serve

Teste do pezinho: o que é, onde fazer e para quê serve

No próximo dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame em que são retiradas gotas de sangue dos pés de bebês recém-nascidos com o propósito de análise laboratorial. No Brasil, o teste é obrigatório, sendo de grande importância para identificar e tratar precocemente doenças graves e, por vezes, assintomáticas que acometem as crianças.

Em 1976, o screening neonatal, nome dado ao teste, chegou ao País por intermédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de São Paulo. Mas foi apenas em 1990, 14 anos depois, que o direito ao exame foi inserido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Antonio Condino-Neto, presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP, adiciona que foi a partir da criação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, em 2001 pelo Ministério da Saúde, que o teste do pezinho começou a se popularizar no Brasil.

Até maio de 2021, o exame realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) englobava apenas seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Com a lei de ampliação, esse número passou para 50, incluindo outras doenças raras que, caso não sejam descobertas precocemente, podem levar a criança a óbito já nos primeiros dias ou anos de vida.


 

Comentários