• 22/10/2021
  • por Resenha Politika

Brasília

Wilson Santiago protocola carta ao ministro da Educação com apoio da bancada federal da Paraíba em prol do Instituto Federal do Sertão

Wilson Santiago protocola carta ao ministro da Educação com apoio da bancada federal da Paraíba em prol do Instituto Federal do Sertão


A luta pela criação do Instituto Federal do Sertão continua e na tarde desta quinta-feira (21), o deputado federal Wilson Santiago foi ao Ministério da Educação e protocolou uma carta de apoio subscrita pelos 12 deputados federais e 3 senadores que compõem a bancada federal paraibana no Congresso Nacional. Todos reivindicaram que o Ministério da Educação reveja a decisão e torne o projeto de desmembramento do IFPB uma realidade.

A iniciativa do deputado federal Wilson Santiago em recolher as assinaturas dos parlamentares paraibanos foi definida durante a audiência pública realizada na Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, ocorrida na última quarta-feira (20), que contou com a presença de diversos parlamentares e do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Na ocasião, o ministro anunciou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes), deixando a Paraíba de fora após recusa da reitoria do IFPB que se posicionou contra o desmembramento que criaria o Instituto Federal do Sertão da Paraíba. A ideia inicial do MEC era dotar os campi mais distantes das capitais de uma reitoria própria para melhorar a qualidade da gestão de ensino e pesquisa nos Institutos Federais de Educação.

O deputado Wilson Santiago fez uma intervenção e reclamou da decisão do MEC, solicitando que a criação do IF do Sertão fosse mantida. “Cumprindo uma orientação do próprio ministro da Educação, comecei a recolher as assinaturas dos integrantes da bancada federal e todos concordaram com a criação do IF do Sertão. Entregamos o documento ao governo e agora esperamos que a decisão seja revista”, afirmou Wilson.

Após a intervenção política em defesa do IF do Sertão feita pelo deputado Wilson Santiago, o ministro da Educação Milton Ribeiro requisitou um novo estudo à equipe técnica e elaboração de uma planilha que será encaminhada ao Ministério da Economia, incluindo o projeto de desmembramento do IFPB e criando o Instituto Federal do Sertão.

Desenvolvimento

Segundo Wilson Santiago, essa luta pela criação do Instituto Federal do Sertão é antiga e teve seu início em 2014 com a apresentação de um Projeto de Lei de autoria do então deputado federal Wilson Filho. Posteriormente, em 2019, o deputado Wilson Santiago apresentou um novo PL. “A criação do IF do Sertão irá estimular o desenvolvimento do ensino, pesquisas, extensão e cursos voltados para as potencialidades da região. Iremos continuar lutando para que esse projeto vire realidade e possa beneficiar toda a população”, destacou Wilson.

Atualmente o Instituto Federal da Paraíba conta com 21 campi e tem mais de 30 mil alunos. A proposta visa desmembrar do Instituto Federal da Paraíba que administrará 14 campi, enquanto que a nova reitoria do IFSPB administrará os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB.

Comentários