• 04/11/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Como o antirretroviral oral molnupiravir pode mudar o tratamento contra Covid-19

Como o antirretroviral oral molnupiravir pode mudar o tratamento contra Covid-19

A pílula antirretroviral contra Covid-19 molnupiravir, produzida pelos laboratórios Merck Sharp & Dohme (MSD) pode significar o primeiro tratamento contra Covid-19 por comprimidos. O uso da pílula diminui pela metade a chance de alguém com Covid-19 ser internado ou morrer pela doença, segundo estudo mais recente com o medicamento. O Reino Unido aprovou seu uso no país nesta quinta-feira (4).

Porém, a pílula que será conhecida como Lagevrio não chega como uma substituta da vacinação, mas como um complemento para combater a pandemia, dizem os especialistas.

Ao contrário das vacinas, que estimulam uma resposta imunológica, o molnupiravir interrompe a replicação do vírus, disse Sanjaya Senanayake, médico de doenças infecciosas e professor associado de medicina da Escola de Medicina da Universidade Nacional da Austrália à CNN.

“Em certo sentido, faz com que o vírus produza ‘filhotes’ prejudiciais à saúde”, disse.

“Como terapêutica oral, o molnupiravir oferece um acréscimo importante às vacinas e medicamentos implantados até agora para combater a pandemia de Covid-19”, disse Dean Y. Li, vice-presidente executivo e presidente da Merck Research Laboratories.