• 05/03/2021
  • por Resenha Politika

Adesão

Consórcio fecha lista com 1.703 municípios interessados na aquisição de vacinas

Consórcio fecha lista com 1.703 municípios interessados na aquisição de vacinas

A lista dos municípios interessados em participarem do consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra a Covid-19 foi fechada nesta sexta-feira (5). No total, 1.703 municípios brasileiros entraram oficialmente na lista.

A maior novidade foi a inclusão da cidade de São Paulo. Agora, 22 das 26 capitais demonstraram a intenção de entrar no consórcio da FNP, com todos os estados do país representados na lista.

O consórcio, denominado "Conectar" (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), começou a ser montado na segunda-feira (01), com 100 municípios. Hoje, com 1.703 cidades tendo aderido, o consórcio representa mais de 125 milhões de brasileiros. A participação nessa lista ainda precisa ser referendada pelo legislativo de cada cidade.

Próximos passos

A partir de agora os municípios devem encaminhar um conjunto de documentos às suas respectivas Câmaras Municipais, para aprovação legislativa. Essas cidades terão até o próximo dia 19 para aprovarem a Lei Municipal e encaminhá-la à FNP.

No dia 22 deste mês, com a lista oficial de cidades aprovadas, serão conhecidos os municípios que efetivamente farão parte do consórcio.  

Segundo a FNP, “os recursos para a compra desses itens podem vir a partir de repasses de verbas federais, doações de fontes nacionais e internacionais e de recursos próprios das cidades”.

A intenção, entretanto, é que os municípios não precisem arcar com as despesas destas aquisições.

“Caso isso ocorra (os municípios pagarem pelas vacinas), a ideia é reembolsá-los. Não seria adequado os municípios terem esse gasto diante do PNI, pois já estão afogados em dívidas por conta do momento”, afirmou o presidente da FNP, Jonas Donizette.