• 02/03/2021
  • por Resenha Politika

Morada do Sol

Controle Interno de Patos realiza balanço de atividades dos dois primeiros meses do ano

Controle Interno de Patos realiza balanço de atividades dos dois primeiros meses do ano

A Secretaria de Controle Interno de Patos esteve reunida, nesta terça-feira, dia 02 de março, para realizar um balanço das ações referentes aos meses de janeiro e fevereiro.

O setor de controle da Prefeitura realizou o levantamento de diversos atos de controle administrativo, entre eles a formação da base de dados com arquivamento de mais de 200 contratos licitatórios referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2021, com intuito de subsidiar o acompanhamento dos procedimentos legais da execução de despesa pública. 

“Elaboramos notas técnicas referentes às despesas públicas de grande vulto, como por exemplo, a inspeção do contrato da coleta de lixo, quanto as obras e reformas, analisamos medições e documentos necessários para liquidação e pagamento das despesas. Além disso, concluímos a análise de aproximadamente 10 (dez) processos de prestação de contas referente as subvenções sociais concedidas as entidades sem fins lucrativos que visam a prestação de serviços essenciais, em caráter social, médico, educacional,  cultural e esportivo”, explicou a Secretária de Controle Interno, Pollyana Guedes.

No tocante aos serviços da ouvidoria municipal, através dos canais de atendimento, em torno de 60(sessenta) demandas foram solucionadas, tais como conserto de galerias, podas de árvores, solicitações de reparo na iluminação pública, marcação e regulação de exames, ainda, atendimento às reclamações.

A Secretaria também respondeu demandas solicitadas pelo Ministério Público, bem como encaminhou vários ofícios as demais secretarias buscando resolutividade e agilidade nas respostas para os órgãos de controle externo.

Pollyana ainda afirmou que foram deliberadas metas do plano de ação da Secretaria para elaboração de Projetos de leis, Instruções Normativas e força tarefa visando implementar mecanismos de  controle primário nas diversas secretarias e autarquias municipais, além, de estabelecer de acordo com a Lei n 12.527/11 de Acesso a Informação um conjunto de métodos para ampliar a transparência Pública, objetivando a prevenção de eventuais prejuízos ao erário e maximizando a utilização correta dos recursos públicos para otimizar o modelo gerencial da atual gestão municipal.