• 19/09/2019
  • por Resenha Politika

Política

Feliz com a união de Zé Aldemir e Jeová, vereador Marcos Barros agora quer ser o candidato a vice-prefeito em Cajazeiras

Feliz com a união de Zé Aldemir e Jeová, vereador Marcos Barros agora quer ser o candidato a vice-prefeito em Cajazeiras

O vereador e aliado do deputado estadual Jeová Campos (PSB), o vereador Marcos Barros de Sousa (PSB) tem revelado a amigos que deseja sair candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito e candidato a reeleição José Aldemir (PP).

Com o alinhamento político entre o deputado sertanejo e prefeito cajazeirense para as eleições de 2020, o parlamentar que já foi presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras por várias vezes, teria revelado que o projeto agora é reeleger o atual gestor e que [Ele] seria o nome ideal para compor a chapa com apoio do grupo de Jeová.

Embora manifeste o seu desejo de ser candidato nas eleições municipais, o vereador terá que reverter à decisão do colegiado do Tribunal de Justiça da Paraíba, que o condenou a oito anos de prisão. Sendo assim, o vereador está impedido por ter sido atingido pela Lei da Ficha Limpa.

ENTENDA

A lei da ficha limpa foi sancionada há nove anos pelo presidente Lula e ficou conhecida por barrar políticos em todo país. Ela estabelece, de acordo com a Constituição Federal, os casos de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.

A Lei da Ficha Limpa admite recursos contra a condenação em tribunais superiores: '”O órgão colegiado do tribunal ao qual couber a apreciação do recurso contra as decisões colegiadas poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida”.

Mas, se o réu ganhar a liminar, o processo passa a ser prioritário e o STJ terá de julgá-lo com grande rapidez em definitivo. O STJ não analisa o mérito da questão, apenas se há alguma nulidade no processo.

Resenha Politika