• 11/05/2018
  • por Resenha Politika

Abertura do “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza será em Itaporanga

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, promove neste sábado (12), em Itaporanga, a abertura oficial do Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). A ação em todo o estado contará com mais de 2 mil postos de vacinação e o envolvimento de 7 mil pessoas. A campanha começou no dia 23 de abril e vai até o próximo dia 1º de junho.



O evento será na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade, a partir das 9h, com serviços odontológicos; verificação de pressão e de glicemia; teste rápido de sífilis, HIV e hepatites; apresentações culturais, com as presenças de palhaço e do personagem Zé Gotinha e vacinação para os grupos prioritários.



Fazem parte dos grupos prioritários pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas.



A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. A meta, neste ano, é vacinar pelo menos 90% do público alvo que corresponde a 819.662 pessoas. Até o momento, no Estado, foram vacinadas 335.309 pessoas, que corresponde a 36,82% do público alvo. Em 2017 foram vacinadas no Estado 813.628 mil pessoas, o que representa 88% da população-alvo. O resultado foi inferior a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que era de 90%.


O município de Itaporanga tem uma população de 5.269 público-alvo para a campanha da influenza. “O que motivou a escolha de Itaporanga para realizar a abertura do Dia D é que o município vem atingindo a cobertura vacinal ao longo dos anos, tendo assim o reconhecimento pela Secretaria de Estado da Saúde”, explicou a secretária executiva de Saúde, Maura Sobreira. Em 2016, a cobertura vacinal no município foi de 100% e em 2017, foi de 101,84%


Para o diretor de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, de Itaporanga, Thalmo da Costa Barros, a explicação para alcançar a meta é atribuída ao trabalho em equipe. “É feito um amplo trabalho de divulgação nas rádios, utilizando carros de som, redes sociais e ainda a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que têm papel fundamental, indo de casa em casa, convencer as pessoas a tomarem a vacina”, revelou.


Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Comentários