• 18/08/2020
  • por Redação

Jornalismo

Adelson Barbosa: Sindicato dos Jornalistas da PB emite nota de repúdio à posição do Sistema Correio

Adelson Barbosa: Sindicato dos Jornalistas da PB emite nota de repúdio à posição do Sistema Correio

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba emitiu nota de repúdio nesta terça-feira (18) para lamentar a postura do Sistema Correio de Comunicação de Comunicação sobre a homologação da rescisão contratual do jornalista falecido Adelson Barbosa.

Após o falecimento do jornalista que atuou por 28 anos na referida empresa, a senhora Lúcia  Lucena, na condição de viúva, foi chamada a comparecer ao Sistema Correio de Comunicação e chegando ao Sistema, Lúcia deparou -se com uma dívida no valor de R$ 67.111,72, que, segundo a empresa, seria referente ao plano de saúde cujo beneficiário era o jornalista Adelson Barbosa.

Lúcia Lucena, além de chorar a morte de Adelson, lamenta a falta de consideração de uma empresa, que auferiu incontáveis rendimentos, à custa do trabalho fatigante de Adelson Barbosa, um profissional brilhante, não só reconhecido na Paraíba como em nível nacional, disse parte da nota. 

A viúva reforçou que não tinha conhecimento da dívida e reforçou que estava sem condição de pagar.

Adelson Barbosa morreu na noite do dia 28 de junho aos 58 anos, em um hospitalar particular de João Pessoa. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória, provocada por um câncer no cérebro, diagnosticado em 2018.

Adelson atuou em vários veículos de comunicação da Paraíba, onde assumiu as funções de repórter e editor de páginas, se notabilizado no extinto Jornal Correio da Paraíba, onde assumiu a editoria de Política.

Nota:

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba vem perante a sociedade paraibana repudiar o comportamento insensível e revoltante do Sistema Correio de Comunicação, que tem como lema "Ética e Paixão". Após o falecimento do jornalista ADELSON BARBOSA, a Sra. Lúcia  Lucena, na condição de viúva, foi chamada a comparecer ao Sistema Correio de Comunicação para tratar da homologação da rescisão contratual do esposo, que trabalhou nessa  empresa por mais de 28 anos. Chegando ao Sistema, Lúcia deparou -se com uma dívida no valor de R$ 67.111,72, que, segundo a empresa, seria referente ao plano de saúde cujo beneficiário era o jornalista Adelson Barbosa. A empresa, através do setor de Recursos Humanos, perguntou à viúva qual seria a proposta dela para pagar a dívida. Lúcia alegou que não teria condições financeiras de arcar com o valor que lhe estava sendo cobrado e que não achava devida essa cobrança, por se tratar de despesas referentes ao pagamento das mensalidades do plano de saúde, usufruído pelo seu esposo, que, em 2018, contraiu um tumor cerebral, quando ainda desempenhava suas atividades no Jornal. Coincidência ou não, além de seu falecido esposo, outros funcionários da empresa também  foram acometidos pela mesma doença. Alguns seguem em tratamento e outros vieram a óbito. Depois dessa primeira conversa, Lúcia tentou por várias vezes receber as verbas rescisórias a que tem direito, sem lograr êxito, mesmo com as tentativas frustradas através de telefonemas. Lúcia lamentou a falta de humanidade e sensibilidade por parte dos dirigentes do Sistema Correio, que, sequer, enviaram uma coroa de flores no dia do seu falecimento. Também lamentou a falta de reconhecimento, por parte dos empresários do Correio da Paraíba, do trabalho exercido por seu marido, um   jornalista que dedicou tantos anos de sua vida para proporcionar, com suas matérias exclusivas, rendimentos imensuráveis ao Sistema, cumprindo jornadas de trabalho extremamente exaustivas, sem direito, sequer, às horas extras, adicionais noturnos e domingos trabalhados. Lúcia Lucena, além de chorar a morte de Adelson, lamenta a falta de consideração de uma empresa, que auferiu incontáveis rendimentos, à custa do trabalho fatigante de Adelson Barbosa, um profissional brilhante, não só reconhecido na Paraíba como em nível nacional, que não teve o merecido reconhecimento em vida, tampouco após a sua morte. O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba  lamenta a perda de um dos melhores Jornalistas do Estado, ao mesmo tempo em que se incorpora à revolta, à dor e à tristeza da família enlutada, que além da perda do seu ente querido, ainda está enfrentando o temor de ser lesada nos direitos que lhe são devidos.

Comentários