• 21/03/2019
  • por Resenha Politika

Segurança Pública

Adepdel entrega proposta de subsídio dos policiais civis para Secretário de Segurança da Paraíba

Adepdel entrega proposta de subsídio dos policiais civis para Secretário de Segurança da Paraíba

Na manhã desta quarta-feira, 20, os representantes da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba (Adepdel), Steferson Nogueira (presidente), Marcos Paulo (1º vice-presidente) e Cláudio Lameirão (2º vice-presidente) entregaram ao Secretário de Segurança do Estado, Jean Francisco, a proposta de subsídio salarial para os policiais civis.

Na ocasião, o delegado Steferson Nogueira falou sobre os encaminhamentos do pedido. “Entregamos a proposta de subsídio e agora vamos começar a discutir efetivamente como e quando ela será implementada, visto que a questão é assegurada pela Constituição Federal e Lei estadual. A proposta vai beneficiar todos os policiais civis do estado”, assegurou. 

Ao receber o pedido, o Secretário Jean Francisco Bezerra mostrou-se favorável ao cumprimento do subsídio para as categorias. Na reunião, também estavam presentes o delegado-geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto, e a delegada geral adjunta, Cassandra Duarte, que também declararam apoio à implementação da remuneração por subsídio. Jean Francisco garantiu que vai levar o pleito para apreciação do governador João Azevêdo (PSB).

A Adepdel defende que todos os policiais civis tenham uma remuneração segura e equivalente à média paga nos outros estados do Nordeste. Atualmente, ao se aposentarem, os policiais civis perdem 40% da remuneração.

A proposta contempla não só delegados, mas toda a Polícia Civil: peritos, agentes, papiloscopistas, técnicos e demais cargos. Estados vizinhos como Pernambuco e Rio Grande do Norte já pagam o subsídio às polícias civis. O pagamento do subsídio é o principal pleito da Adepdel para 2019. 
 
Promoções

Com relação às promoções de cargos, que foram autorizadas desde junho de 2018, o Secretário Jean Francisco informou aos membros da Adepdel que, atendendo a determinação do governador, já passou o impacto financeiro para o Secretário de Planejamento do Estado, Wáldson Souza, e está aguardando o aval, para que o governador possa assinar os atos. 

“Nós reiteramos o pedido para que esses atos sejam assinados até o fim de março e os policiais não passem mais um mês aguardando essas promoções. A própria Polícia Militar vem sendo contemplada mensalmente com essas medidas”, afirmou o presidente da Adepdel, Steferson Nogueira.
 
PEC da Remoção

Na reunião desta quarta, os representantes da Adepdel também conversaram com os membros da Secretaria de Segurança sobre a “PEC da Remoção”, que garante que delegados da Polícia Civil não sejam removidos de suas comarcas sem motivo específico. 
 
Sobre a proposta, o secretário Jean Francisco e o delegado-geral Isaias Gualberto deram suas sugestões, além de terem afirmado que não são contrários à PEC.

Comentários