• 27/04/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

ALPB aprova pedido para que Governo do Estado inclua dentistas nas UTIs Covid-19

ALPB aprova pedido para que Governo do Estado inclua dentistas nas UTIs Covid-19

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (27), o pedido feito pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) solicitando ao Governo do Estado a presença de profissionais de odontologia nas UTIs ocupadas por pacientes com covid-19. O pedido consta do Requerimento 14.401/21. Um estudo publicado no International Dental Journal, em 2018, mostrou que o cuidado odontológico, desde a simples escovação até restaurações, preveniu 56% das infecções respiratórias, como a pneumonia, em pacientes em ventilação mecânica.
 
“É importante destacarmos que o trabalho dos dentistas nas UTIs Covid é fundamental para conter ou impedir eventuais infecções que poderiam agravar o quadro da doença — principalmente a pneumonia associada à ventilação (PAV), uma infecção pulmonar comum entre os que estão sob uso de ventilador. Portanto, a presença desses profissionais na linha de frente do combate ao coronavírus é de extrema importância para prevenir infecções que começam na boca e podem levar à morte”, destacou Tovar.
 
Apesar de mais de um ano do início da pandemia, ainda são poucos os profissionais atuando na chamada Odontologia Hospitalar. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, há 2.120 dentistas hospitalares no país. Não existe uma lei federal que obrigue hospitais públicos a contratar dentistas, embora muitos tenham a figura do cirurgião buco maxilo, que, fora do contexto de pandemia, costuma ser acionado em casos de traumas. O trabalho de higiene bucal nas UTIs em geral é realizado por enfermeiros e técnicos de enfermagem.
 
Riscos – O deputado lembrou ainda que procedimentos básicos de higiene oral durante a pandemia contribuem para reduzir problemas causados pela intubação prolongada, como a candidíase oral. Especialistas revelam que o contato do tubo com lábios ressecados pode abrir fissuras, e até mesmo a hidratação labial pode prevenir a herpes ou infecções que chegariam até a corrente sanguínea.
 

Comentários