• 19/10/2018
  • por Resenha Politika

Educação

Aluno da rede estadual apresenta projeto de ‘Ecobarco’ na maior feira de tecnologia da América Latina

Aluno da rede estadual apresenta projeto de ‘Ecobarco’ na maior feira de tecnologia da América Latina

O estudante Sheldon Sobral Carneiro, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Estadual Erenice Cavalcante Fidelis, localizada na cidade de Bayeux, na Grande João Pessoa, vai apresentar projeto sustentável e representar a Paraíba na 33ª Mostratec, em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas. O evento vai acontecer de 22 a 27 de outubro e conta com representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros.

O aluno paraibano foi selecionado com o projeto ‘Ecobarco’, um barco com motor elétrico movido a energia solar que tem por finalidade incluir o conceito de desenvolvimento sustentável a partir do uso das energias renováveis utilizando placas fotovoltaicas como fonte de energia de barcos dos pescadores do município de Bayeux. O objetivo do estudante é contribuir com a preservação do Rio Sanhauá e seus afluentes que margeiam o município onde mora, assim como contribuir com a redução dos custos para os pescadores que usam motor a combustão. Além disso, motores elétricos apresentam uma maior durabilidade em relação aos modelos que utilizam combustão, reduzindo também a emissão de gases poluentes.

Sheldon cursa o 3º ano do curso Técnico em Mecânica Industrial e Soldagem na ECIT Erenice Cavalcante Fidelis e teve a ideia do projeto após uma conversa entre amigos sobre a poluição dos rios e os gastos que os pescadores têm no dia a dia. Pensando em uma solução, o projeto visa a melhoria do meio ambiente e da renda dos pescadores. “Me senti muito feliz pois sei que é difícil conseguir uma vaga na Mostratec. Quando soube, fiquei orgulhoso do meu trabalho. Vai ser uma experiência nova e única”, comentou.

O trabalho inscrito na temática ‘Engenharia Mecânica na subárea: desenvolvimento de produtos e processos’ foi orientado pelo professor Josemar Medeiros da Silva, que ficou empolgado com a seleção do projeto e acompanhará o aluno no evento. “Saber que seu trabalho está gerando frutos é enriquecedor e nos motiva a querer investir mais na aprendizagem. Ver o brilho nos olhos do aluno ao saber que sua pesquisa está sendo reconhecida, além dos muros da escola, é enriquecedor. Um valor que não tem preço”, ressaltou.

A feira - A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, quereúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do ensino médio e técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do ensino fundamental, com 263 projetos, e da educação infantil, com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas.

A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias, com o intuito de estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores, conduzindo à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico e estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica.

Comentários