• 08/09/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Anvisa autoriza uso emergencial do medicamento Sotrovimabe contra a Covid-19

Anvisa autoriza uso emergencial do medicamento Sotrovimabe contra a Covid-19

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira (8) o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe para tratamento da Covid-19 no Brasil. O uso é indicado para pessoas acima de 12 anos infectadas pelo novo coronavírus e que apresentam a doença de forma leve a moderada. Este é o quinto medicamento aprovado pela Anvisa para tratamento da Covid-19.

O Sotrovimabe é um anticorpo monoclonal feito em laboratório que imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus. Ele atua contra a proteína spike do Sars-CoV-2 e é projetado para bloquear a ligação do vírus e a sua entrada nas células humanas.

A biotecnologia farmacêutica cria ainda uma barreira para a seleção de variantes resistentes e permite que o medicamento mantenha a atividade in vitro contra cepas mutantes do vírus, informou a Anvisa.

Estudos clínicos de fase 2/3 (em laboratório e em humanos) mostraram que a administração do medicamento tem a função específica de evitar a evolução grave da doença, e com isso o número de hospitalizações e mortes, disse Meiruze Freitas, diretora da Anvisa.

Comentários