• 09/01/2018
  • por Resenha Politika

Após cirurgia, advogado cajazeirense sofre embolia pulmonar e morre em JP

Após cirurgia, advogado cajazeirense sofre embolia pulmonar e morre em JP




O advogado cajazeirense, Rildo Marciel, faleceu no início da noite desta terça feira (09) no Hospital Samaritano em João Pessoa. As primeiras informações é que o paciente sofreu uma embolia pulmonar após um procedimento cirúrgico.


Rildo que estava internado há alguns dias na capital paraibana, se recuperava de um acidente de transito. Dias atrás no centro de Cajazeiras, o advogado e também contador colidiu na sua moto em um veículo, onde sofreu algumas fraturas e escoriações.


Bem conhecido na região de Cajazeiras, Rildo era filho da empresária e professora Eva.





EMBOLIA PULMONAR


A cada dez pessoas que dão entrada num hospital público por causa de embolia pulmonar (EP), pelo menos duas delas irão morrer. De acordo com o Datasus, do Ministério da Saúde, entre setembro de 2016 e agosto de 2017 (período de um ano), das 4.963 pessoas hospitalizadas no SUS, 1.087 morreram (21,9%). Apesar da alta taxa de mortalidade da doença, uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26) mostrou que a embolia pulmonar é desconhecida por 78% dos brasileiros.

O levantamento foi realizado pelo Ibope a pedido da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Dentre os 1.008 entrevistados, 39% já tinham ouvido falar da doença, mas não sabiam do que se tratava, enquanto outros 39% sequer conheciam a enfermidade.

O poder de morte da embolia pulmonar (21,9%) é maior do que o de outras doenças mais conhecidas, como o infarto agudo do miocárdio (com 12,8% de taxa de mortalidade), a tuberculose pulmonar (6,9%) e o mal de Alzheimer (18,8%).






Por Gilberto Lira - Resenha Politika 



Comentários