• 05/06/2020
  • por Resenha Politika

Legislativo

Assembleia debate segurança pública e convocação de suplentes do concurso da PMPB

Assembleia debate segurança pública e convocação de suplentes do concurso da PMPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (5), sessão especial, através de videoconferência, para discutir a possibilidade de convocação dos suplentes do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros pelo Governo do Estado. A sessão foi proposta pelo deputado Chió e contou com a participação do presidente da ALPB, Adriano Galdino, e dos parlamentares Anderson Monteiro, Cabo Gilberto Silva, Camila Toscano, Raniery Paulino, Wilson Filho e Tião Gomes.  

Os concursos da Polícia Militar (PMPB) e do Corpo de Bombeiros realizados em 2018 e prorrogado até o próximo mês de julho ofereceu 1000 vagas, sendo 900 para a PMPB e 100 para o Corpo de Bombeiros. O deputado Chió avalia como fundamental a convocação dos suplentes para o enfrentamento da criminalidade, proporcionando assim mais segurança para a população.  

Chió alertou que diante do atual momento de crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com grande possibilidade de desencadear numa grave crise econômica, é importante que o estado esteja preparado para uma possível onda de insegurança. “Com um estado seguro, as pessoas passarão a investir e precisamos reativar a nossa economia e, de acordo com empresários e empreendedores, se houver melhora na segurança pública, haverá melhoria também na capacidade de investimentos”, declarou Chió. 

A Assembleia, segundo ele, tem defendido a convocação dos suplentes, que se tornarão uma importante força do quadro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba. “Esta Casa Legislativa já está fazendo seu papel colocando nas peças orçamentárias os recursos e, a partir de agora, iremos fazer todo um trabalho de sensibilização do nosso governador e dizer o quão importante é essa convocação para municípios mais seguros e um estado mais seguro”, disse o deputado.   

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, lembrou que a Casa tem se empenhado para melhorar a qualidade de vida dos paraibanos e essa contribuição vem sendo feita também através do apoio e da parceria do Legislativo com os suplentes do concurso da PMPB. “Essa luta contagiou a todos os deputados e abraçamos essa causa. Tudo que a Assembleia pode fazer tem sido feito graças a persistência dessas pessoas”, disse. 

Adriano Galdino acrescentou que o pleito é justo e necessário para a melhoria do efetivo da PMPB e garantiu que será mantido o diálogo com o Poder Executivo para alcançar esse objetivo. “Vamos juntos sensibilizar o governador João Azevêdo nesta causa e nós, da Assembleia, seremos parceiros na busca pela melhoria da segurança pública do Estado”, afirmou o presidente. 

 O deputado Raniery Paulino demonstrou preocupação com o aumento da violência durante o atual momento de pandemia, principalmente nos municípios do interior do estado. O deputado defendeu a convocação dos suplentes como forma de ampliar a presença da polícia nas regiões mais distantes do litoral. “Estou nessa luta em apoio aos suplentes da Polícia Militar e vejo a Casa toda envolvida neste pleito. A mobilização dos candidatos tem sido muito importante e o aumento do nosso efetivo é mais que necessário. O meu mandato está ofertado ao fortalecimento da segurança pública”, declarou. 

Comentários