• 02/10/2019
  • por Resenha Politika

Legislativo

Assembleia realiza sessão especial para discutir diagnóstico e tratamento do Alzheimer

Assembleia realiza sessão especial para discutir diagnóstico e tratamento do Alzheimer

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai realizar nesta quinta-feira (3), a partir das 9 horas, no Plenário José Mariz, uma sessão especial em alusão ao Dia Mundial do Alzheimer (21 de setembro). A propositura é de autoria do deputado estadual Tovar Correio Lima (PSDB) e tem o objetivo de debater o diagnóstico e tratamento da doença que, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), conta com 35,6 milhões de casos no mundo e 1,2 milhão no Brasil.
 
Segundo a Associação Internacional de Alzheimer, o número de pessoas com a doença no mundo deve chegar a 75 milhões em 2030 e a 132 milhões em 2050. Estima-se que a cada 3,2 segundos, um novo caso de demência é detectado no mundo e a previsão é de que em 2050, haverá um novo caso a cada segundo.
 
“Nossa população está envelhecendo e com isso aparecem algumas doenças como é o caso de Alzheimer. Precisamos debater o assunto e encontrar mecanismos que assegurem melhor qualidade de vida e tratamento adequado para portadores dessa doença”, destacou o parlamentar.
 
Alzheimer - A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Essa doença afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos. Ela é considerada uma das causas mais frequentes de demência não reversível.

Comentários