• 19/10/2021
  • por Resenha Politika

Decisão

Auxílio Brasil: Governo não vai prorrogar Auxílio Emergencial

Auxílio Brasil: Governo não vai prorrogar Auxílio Emergencial

A decisão do governo federal de anunciar o Auxílio Brasil no valor de R$ 400 é um meio termo entre o que era defendido por integrantes da ala política e pelo Ministério da Economia. A primeira defendia a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais um ano.

A proposta poderia ser colocada em prática por meio do Orçamento de Guerra, fora do teto de gastos públicos. O Ministério da Economia era contra. Com a pandemia em declínio, Paulo Guedes dizia que a medida poderia bagunçar as contas públicas e gerar mais inflação.

Em reunião com Jair Bolsonaro na manhã de hoje, ficou definido um meio termo. O presidente disse ao blog: "O que foi acertado é que o pessoal do Bolsa Família, que agora é Auxílio Brasil, seja de no mínimo R$ 400 até o fim do ano que vem. Isso foi acertado aqui".

​O novo arranjo demonstra que a ala política conseguiu um programa social robusto como forma de deixar uma marca para Bolsonaro na disputa pela reeleição no ano que vem. Por outro lado, o Ministério da Economia evitou a prorrogação do Auxílio Emergencial, com todos os recursos fora do teto de gastos e dando uma sinalização de maior endividamento público.

O ponto negativo do novo acerto é que cerca de 18 milhões de pessoas deixam de receber ajuda a partir do mês que vem. Essas pessoas recebiam o Auxílio Emergencial e não entram no Auxílio Brasil.

Comentários