• 29/12/2019
  • por Resenha Politika

Justiça Eleitoral

'Bloquear fake news com a Justiça é fantasia', diz ministro Barroso

'Bloquear fake news com a Justiça é fantasia', diz ministro Barroso

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que há risco de imposição de censura quando se tenta combater a disseminação das chamadas "fake news" com medidas judiciais. Para ele, não há meios materiais nem recursos humanos que consigam enfrentar o problema "na velocidade necessária".

Próximo presidente do TSE, tribunal que comandará a partir de maio do próximo ano, Barroso compara o enfrentamento da desinformação ao trabalho de Sísifo, figura da mitologia grega condenada a empurrar uma pedra até o lugar mais alto da montanha para vê-la, de novo, rolar para baixo. Para o ministro, a Justiça Eleitoral sozinha não resolve o problema - e depende de parcerias com as plataformas da internet para combater as notícias falsas.

"A gente até pode conseguir tirar aqui e ali, por decisão judicial, informações inverídicas, mas há dois problemas", disse o ministro. "Primeiro, o risco onipresente de censura, que se deve evitar. E, segundo, não há meios materiais nem recursos humanos que consigam correr atrás na velocidade necessária. Portanto, não se deve criar a fantasia de que, por decisão judicial, se bloqueiam fake news."

Diante desse cenário, o tribunal aprovou no último dia 18 uma resolução que impõe a candidatos o dever de checar informações antes de divulgá-las por meio de propaganda eleitoral. Se na propaganda houver fake news, fica assegurado o direito de resposta ao ofendido. Pode ainda haver responsabilização penal, em casos de calúnia e difamação, com base em outras leis vigentes.

"A resolução prevê que o candidato ou o partido que veicule na sua propaganda informação que esteja circulando deve verificar a autenticidade", afirmou Barroso.

Comentários