• 14/04/2020
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Boletim aponta aumento de internações por Síndrome Respiratória em 2020, diz SES da PB

Boletim aponta aumento de internações por Síndrome Respiratória em 2020, diz SES da PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (14), o Boletim Epidemiológico n° 09, referente aos casos do novo coronavírus (Covid-19). O documento traz dados da doença na Paraíba até a 14ª semana epidemiológica, traça o perfil dos pacientes e destaca o aumento no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) comparado ao mesmo período de 2019. 

De acordo com o boletim, na mesma semana em 2019, a Paraíba tinha registrado um total de 16 pessoas hospitalizadas por SRAG. Neste ano, este número subiu para 88. Dos casos confirmados por vírus respiratórios, 57% correspondem ao Covid-19, 16% são de Influenza B, 12% de Influenza A (H1N1), 10% de Rinovírus e os demais para outros tipos de vírus que circulam no Estado.

Hoje, a Paraíba tem 136 casos de Covid-19. Sobre o perfil desses confirmados, 71 são do sexo feminino, o que corresponde a 52,2%, e 65 do sexo masculino, ou seja, 47,8%. A faixa etária com maior número de casos é a de 30 – 49 anos com 65 casos (47,8%). Do total de confirmados 27 casos (19,8%) são de profissionais da saúde.   

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explica que a confirmação dos casos de Covid-19 se dá por dois critérios. O primeiro é o laboratorial que é feito por dois tipos de testes em caso suspeito de Síndrome Gripal (SG) ou SRAG. “Temos o teste de Biologia Molecular, que é o RT-PCR em tempo real com resultado detectável para o vírus SARS-CoV2. A amostra clínica para esse tipo de exame tem que ser coletada até o sétimo dia de início de sintomas”, pontua. 

O outro critério é o imunológico, que é feito pelo teste rápido ou pela sorologia clássica para detecção de anticorpos para o SARS-CoV2. Talita reforça que também para esse tipo de exame, a amostra deve ser coletada após o sétimo dia dos sintomas.  

A gerente lembra ainda que todos os casos hospitalizados da Covid-19 devem ser notificados de forma imediata (até 24 horas) pelo profissional de saúde responsável pelo atendimento. Os casos de Síndrome Gripal que foram atendidos na Atenção Primária e nas demais unidades de saúde como clínicas, consultórios e pronto atendimento, também devem ser notificados, só que por meio do sistema e-SUS VE. Cada serviço deve ter um cadastro para informar os casos no sistema.

Comentários