• 12/11/2019
  • por Resenha Politika

Política

Bolsonaro anuncia criação de novo partido, o Aliança Pelo Brasil

Bolsonaro anuncia criação de novo partido, o Aliança Pelo Brasil

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (12), durante reunião com deputados do PSL, que vai sair da legenda e apoiar a criação de um novo partido, a ser chamado de Aliança Pelo Brasil. As informações foram confirmadas pelo deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS), que esteve presente na reunião. A criação de um partido, porém, demanda um longo processo de captação de votos em todo o país, conferência de assinaturas, registro e aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a deputada Bia Kicis (PSL-DF), a nova legenda será presidida por Jair Bolsonaro. A primeira convenção nacional está marcada para acontecer no próximo dia 21 de novembro, no hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), segundo a deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) divulgou no seu perfil no Twitter a logomarca do partido em processo de criação:

Foi convidada toda a bancada do PSL na Câmara dos Deputados, com exceção de nomes que Bolsonaro considera que o agrediram. Entre os vetados estão o presidente da sigla, Luciano Bivar (PE), Joice Hasselmann (SP), Júnior Bozzella (SP) e Delegado Waldir (GO).

O novo partido deve contar, inicialmente, apenas com Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) no Senado. O filho mais velho do presidente anunciou desfiliação do PSL. Diferentemente do que ocorre entre os deputados, os senadores podem mudar de sigla quando bem entenderem, sem o risco de perder o mandato. No entanto, há a procura de mais filiados em outros partidos.

Além de Flávio, a bancada do PSL no Senado conta com hoje com Major Olimpio (SP), que é o líder, e Soraya Thronicke (MS). Ambos continuarão no partido.

Comentários