• 26/07/2022
  • por Resenha Politika

Dia dos Avós

Brasil vai chegar a 58,2 milhões de idosos até 2060 e projeto prevê atendimento domiciliar para este público na PB

Brasil vai chegar a 58,2 milhões de idosos até 2060 e projeto prevê atendimento domiciliar para este público na PB

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e pode chegar a 58,2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2060 – o equivalente a 25,5% da população. Nesta terça-feira (26), data em que se celebra o Dia dos Avós, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) lembra do projeto de Lei 2.390/21, que tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e cria o Programa Estadual de Assistência Domiciliar Interdisciplinar para Idosos, pessoas com deficiência e com doenças raras na Paraíba. A propositura tem por finalidade oferecer tratamento clínico em casa, com base na atenção multidisciplinar.
 
“Precisamos depositar em nossos idosos um olhar mais humanizado, compreendendo suas necessidades e buscando atendê-los de modo a assegurar dignidade, saúde e bem-estar, sobretudo, nessa fase da vida em que se tornam mais dependentes. Esse projeto vem buscar justamente assegurar essa dignidade e proteção aos nossos idosos”, destacou Jutay.
 
De acordo com o projeto, o Programa será composto por uma equipe multiprofissional incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais para os atendimentos matriciais. Segundo Jutay, por meio da propositura o Poder Público poderá firmar convênio com municípios, órgãos públicos e privados, firmar protocolos, ajustes ou utilizar instrumentos, que assegurem as providências para a implantação e manutenção do programa.
 
 

Comentários