• 03/06/2020
  • por Resenha Politika

Legislativo

CCJ da ALPB adia, mais uma vez, apreciação de Projeto de Lei que cria auxílio emergencial para classe artística

CCJ da ALPB adia, mais uma vez, apreciação de Projeto de Lei que cria auxílio emergencial para classe artística

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALPB, mais uma vez, adiou a apreciação do Projeto de Lei (1756/2020), que institui a criação de um Auxílio Emergencial para os trabalhadores do setor cultural e para os espaços culturais no Estado da Paraíba, durante o período de calamidade pública decorrente do Covid-19. Na semana passada, a apreciação da matéria já havia sido adiada, na ocasião pelo pedido do deputado Ricardo Barbosa. Agora, foi a vez do deputado Dr. Taciano Diniz pedir vista. O deputado Jeová Campos, autor da propositura, lamentou mais esse adiamento e lembrou que essa é uma questão urgente, importante e necessária.

  “Quem vive da Arte e Cultura na Paraíba vem enfrentando de forma mais aflitiva e a cada dia todo esse tempo de quarentena, que avança, ninguém sabe até quando, sem ter a menor perspectiva de voltar as suas atividades”, disse Jeová, lembrando que o setor cultural foi o primeiro a ser afetado com a pandemia e será o último a voltar à normalidade após todo esse processo. “A classe artística paraibana terá, agora, de suportar uma angustiante semana de espera, na esperança de que nosso Projeto de Lei ou outra proposta consensual e coletiva seja, enfim, encaminhada e aprovada pelo plenário da Casa”, reiterou Jeová.

O parlamentar estava na expectativa de que a CCJ avaliasse o PL na sessão desta terça-feira (02), mas, não foi o que se concretizou. “Ontem, tivemos um encontro remoto com a participação de artistas, lideranças e apoiadores do movimento cultural paraibano e ainda com doze parlamentares da ALPB que já manifestaram apoio a iniciativa e hoje, mais uma vez, a CCJ adia a apreciação do PL, mas, vamos aguardar a próxima reunião da Comissão na esperança que essa etapa seja vencida”, disse Jeová.

A proposta beneficia o trabalhador do setor cultural com um recebimento do Auxílio Emergencial no valor equivalente a um salário mínimo nacional, ou seja, R$ 1.045,00 ou da complementação até este valor, caso o beneficiário receba auxílio de renda básica no âmbito do Governo Federal. Já os estabelecimentos receberiam um subsídio mensal no valor de R$ 3.500 para a manutenção desses Espaços Culturais.

Comentários