• 11/06/2021
  • por Resenha Politika

CPI

Cientistas criticam demora na aquisição de vacinas e apontam falta de campanhas

Cientistas criticam demora na aquisição de vacinas e apontam falta de campanhas

CPI da Pandemia ouviu nesta na sexta-feira (11) os cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch. A sessão foi aberta por volta das 9h45 e durou até às 17h55.

Durante a oitiva, os especialistas criticaram a demora da União para adquirir vacinas contra a Covid-19 e apontaram que a falta de campanhas por parte do governo federal prejudicou o país no combate à pandemia,

Estudos citados por Pasternak e Maierovitch na sessão apontam que a compra de imunizantes, isolamento social e campanhas de comunicação poderiam ter evitado quase 375 mil mortes no Brasil.

Os dois depoentes defenderam também que -- mesmo com a gama de vacinados no país crescendo -- o uso de máscara e a manutenção de outras medidas preventivas continua sendo essencial.

"Enquanto não tivermos uma quantidade enorme, uma proporção muto grande da população vacinada, temos que continuar tomando todos os cuidados, usando máscaras quando tivermos pessoas próximas ou em locais fechados", afirmou Maierovitch.

Já Pasternak disse que os números da Covid-19 vão guiar o país para decidir quando  se deve relaxar as medidas preventivas.

"Nenhuma vacina é 100% e a eficácia dessas vacinas vai variar com a taxa de transmissão comunitária", ressaltou. "Isso, em conjunto, vai nos levar a um momento onde a curva da doença vai decair e vai permitir, então, que a gente relaxe medidas de quarentena. Esse momento ainda não chegou. E quando temos o chefe da nação fingindo que esse momento chegou, isso confunde a população. E precisamos de uma população esclarecida.”

A participação dos cientistas na CPI atendeu a requerimentos dos senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE) e Marcos do Val (Podemos-ES) – este último, apenas no caso de Pasternak.

Os parlamentares citaram a trajetória pública e acadêmica nacional e internacional dos profissionais nas justificativas, afirmando que os cientistas teriam condições de esclarecer o país sobre a melhor forma de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Comentários