• 09/12/2020
  • por Resenha Politika

Cinema

Com apoio do Governo da Paraíba, 15º Fest Aruanda será aberto nesta quinta-feira

Com apoio do Governo da Paraíba, 15º Fest Aruanda será aberto nesta quinta-feira

Maior festival de cinema da Paraíba, o Fest Aruanda será aberto na noite desta quinta-feira (10), em evento presencial controlado que começa às 19h na sala 9 – Macro XE, no Cinépolis, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. O Festival recebe o apoio do Governo do Estado da Paraíba, via Cagepa e Secretaria de Estado da Cultura, com captação por meio da Lei Rouanet, seguindo o modelo de anos anteriores.

Nesta 15ª edição haverá homenagens póstumas ao historiador e escritor Wills Leal, e ao cineasta Linduarte Noronha. Também serão homenageados o diretor de fotografia João Carlos Beltrão, e José Maria Lopes, da TV Cultura/SP.

A edição 2020 do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro celebra 15 anos de criação do evento e os 60 anos de realização do filme ‘Aruanda’ (1960), uma das exibições para a noite de abertura. Gravado na Paraíba, o filme de Linduarte Noronha conta a história da formação e sobrevivência de uma comunidade de escravos libertos do sertão da Paraíba. Outro destaque da abertura é o longa ‘Os Quatro Paralamas’, de Roberto Berliner, que relembra a trajetória da banda Os Paralamas do Sucesso ao longo das décadas.

Presencial e virtual - O evento acontece até a quinta-feira (17) e terá formato híbrido, com sessões presenciais e on-line, por meio da plataforma exclusiva Aruanda Play. Este ano, serão exibidos 13 longas e 12 curtas nas Mostras Competitivas, além de retrospectivas e especiais com quatro sessões diárias. Também haverá a oficina e laboratório audiovisuais de requalificação profissional e seminários temáticos.

Os jurados - Este ano, o evento conta com a participação de três júris oficiais, divididos em três categorias - Mostra Competitiva Nacional de Longas e Curtas-metragens, Longas e curtas-metragens da mostra “Sob O Céu Nordestino”, e o júri Abraccine (Associação de Brasileira de Críticos de Cinema), que realiza duas premiações para longa e curta-metragem.

O time de jurados que estarão avaliando os longas e curtas-metragens produzidos em âmbito nacional tem como presidente a premiada cineasta Helena Solberg, diretora do filme "A Entrevista", considerado o primeiro filme feminista brasileiro. A cineasta e mestranda em Psicanálise, Susanna Lira, homenageada em festivais de cinema independente na América Latina, e Caco Ciocler, ator e cineasta que participou de diversos filmes e novelas globais, também fazem parte do júri. Entre as categorias que serão julgadas, estão melhor roteiro, melhor direção de fotografia, melhor ator e atriz, figurino, trilha sonora, entre outras.

No júri longas e curtas-metragens da mostra “Sob O Céu Nordestino”, faz parte o ator de cinema, teatro e televisão Flávio Bauraqui, que já deu vida a nomes reconhecidos nacionalmente como Pelé, Jair Rodrigues, Ismael Silva e Cartola - e será presidente do júri. A atriz de teatro, roteirista, diretora e produtora de audiovisual Danny Barbosa, formada em Letras pela UFPB e única mulher transexual a lecionar na rede municipal de João Pessoa, e Caio Sóh, cineasta, fundador do movimento de cinema bruto, compositor e dramaturgo premiado, também fazem parte do time. Entre as categorias da mostra, estão melhor ator ou personagem, melhor atriz ou personagem, melhor montagem, fotografia, direção, som, entre outras.

No júri Abraccine, em que serão julgados o melhor longa e o melhor curta do festival, está Marcelo Milicci, professor e crítico de cinema há vinte anos, e fundador do site “Boca do Inferno”, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Bertrand Lira, documentarista, professor e autor, leciona no Departamento de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB, e Suzana Uchôa Itiberê, jornalista, crítica de cinema, iniciou sua carreira no jornal O Estado de S. Paulo e é fundadora do portal OQVER Cinema & Streaming também estarão avaliando o melhor longa e o melhor curta, sem separação de categorias.

Serviço:
15° Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro
10 a 17/12
Transmissão: Plataforma Aruanda Play
Veja programação completa no site do evento: www.festaruanda.com.br

Comentários