• 24/08/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Com estresse excessivo, médico Rafael Holanda foi diagnosticado com síndrome do coração partido; entenda

Com estresse excessivo, médico Rafael Holanda foi diagnosticado com síndrome do coração partido; entenda

O médico neurologista cajazeirense Rafael Holanda, de 75 anos, continua internado após ser internado com Covid-19 na UTI do Hospital Antônio Targino, em Campina Grande.

O profissional sofreu um infarto nesta segunda-feira (23) e teve ser intubado, mas o quadro dele é estável, disse um médico amigo da família em contato na noite desta terça-feira (24) com o Resenha Politika.

“Foi descartada doença coronária. Foi proveniente de estresse, angustia” revelou o médico.

Apesar de reagir bem aos medicamentos e o tratamento, a família do médico Rafael Holanda não descarta a sua transferência para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Síndrome do coração partido: o que é, sintomas e tratamento

A síndrome do coração partido, também conhecida de cardiomiopatia de Takotsuba, é um problema raro que provoca sintomas semelhantes aos de infarto, como dor no peito, falta de ar ou cansaço que podem surgir em períodos de estresse emocional intenso.

A síndrome do coração partido, normalmente, é considerada uma doença psicológica, porém, exames realizados em pessoas que tiveram esta doença mostram que o ventrículo esquerdo, que é uma parte do coração, não bombeia o sangue corretamente, prejudicando o funcionamento deste órgão. Entretanto, essa síndrome tem cura pelo uso de medicamentos que ajudam a regular a atividade do coração.

Resenha Politika

Comentários