• 15/10/2018
  • por Resenha Politika

Justiça

Comarca de Bonito de Santa Fé adere à Campanha Outubro Rosa

Comarca de Bonito de Santa Fé adere à Campanha Outubro Rosa

Aderindo as atividades voltadas à prevenção do câncer de mama, desenvolvidas pela Gerência de Qualidade de Vida do Poder Judiciário estadual, a Comarca de Bonito de Santa Fé realizou, na última quarta-feira (10), uma manhã de ações alusivas à Campanha Outubro Rosa, incluindo palestras, bate-papo e dinâmicas de grupo. O evento foi organizado pela Diretoria do Fórum, por meio da Gerência da unidade, com apoio do juiz Francisco Thiago da Silva Rabelo, do representante do Ministério Público estadual, Fernando Antônio Ferreira de Oliveira, e participação de todos os servidores.

A ação ocorreu das 9 às 11h, na Sala de Sessões do Tribunal do Júri, local onde foram realizados, também, autoexames e os participantes puderam trocar informações e experiências.

A palestra foi ministrada por Gladys Mary Araruna Carvalho, enfermeira especialista em saúde pública e educação em saúde, que enfatizou a importância da prevenção, os tratamentos e a probabilidade de cura. Falou, também, que apesar de serem registrados pouquíssimos casos de câncer de mama em homens, há, sim, possibilidade de ocorrer, e que quanto mais cedo for diagnosticado, mais chances existem de cura”, declarou a enfermeira.

Segundo a gerente do Fórum, Francisca Luzivania Silva de Sousa, a iniciativa foi pensada devido à ausência de informação da população da Comarca de Bonito de Santa Fé, que, na sua maioria, é muito carente e não tem o costume de participar do Programa de Saúde da Família (PSF). “Aqui na cidade, já foram registados vários casos de câncer de mama, inclusive com mortes. A ação foi voltada para atender esse público e teve o objetivo de reunir a população para se inteirar sobre a importância da prevenção, formas de tratamento e possível cura”, afirmou.

O juiz Thiago Rabelo ressaltou a importância da Campanha e parabenizou a iniciativa, que oportuniza a população adquirir informações acerca do assunto. “É importante que as pessoas busquem, cada vez mais, se informar com relação ao câncer de mama. Quanto mais cedo ocorrer a prevenção, melhor será o resultado e a probabilidade de cura”, disse.

Para o representante do Ministério Público na Comarca, a falta de informação e de prevenção é um dos principais erros cometidos no combate a doença. “A gente tem observado que, há muito tempo, um dos maiores erros que acontece em situação de se descobrir e combater o câncer é a falta de informação e de prevenção. Então, campanha como essa, que incentiva as mulheres a se prevenirem a fazerem os exames, estando a frente da doença, é extremamente importante. Quando se descobre o câncer na sua fase inicial, o tratamento é mais eficiente e eficaz e os resultados são positivos”, enfatizou Fernando Antônio.

A gerente do Fórum informou que os servidores se sentiram entusiasmados com a palestra e se surpreenderam com o elevado número de informações a respeito do tema. “Já estamos nos organizando para a próxima Campanha: Novembro Azul”, disse, agradecendo o apoio da servidora Eurenides Maria de Oliveira Paulino (auxiliar de serviços cartorários) na realização do evento.

Comentários