• 06/06/2020
  • por Resenha Politika

Saúde

Complexo Regional de Patos recebe doação de aerocâmaras e máscaras cirúrgicas

Complexo Regional de Patos recebe doação de aerocâmaras e máscaras cirúrgicas

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) vai passar a disponibilizar na terapêutica dos pacientes com Covid-19 um dispositivo de ventilação não invasivo que pode evitar a intubação. São 10 aerocâmaras que foram doadas pelo Manaíra Shopping, de João Pessoa. A unidade também recebeu a doação de 3.600 máscaras cirúrgicas da 2ª Vara Mista de Patos, que foram entregues na sede da OAB, seccional Patos, na manhã desta sexta-feira (5), com a presença da diretora geral da unidade, Liliane Sena.
 
“Além do atendimento humanizado, de equipamentos que facilitam a terapêutica, o hospital agora terá essas aerocâmaras e mais máscaras”, atesta a diretora geral do Complexo, Liliane Sena. Ela explica que dos 20 equipamentos doados pelo Manaíra Shopping, 10 ficarão na unidade e os outros 10 serão encaminhados para os hospitais de Pombal, Piancó e Cajazeiras que também integram a rede estadual referenciada de atendimentos para casos de Covid-19. Liliane lembra que o hospital já tinha recebido a doação de um equipamento similar, feito pelo empresário Anderson Gaudino. 
 
Ela explica que a cápsula respiradora é usada como primeira opção para pacientes com dificuldades de respirar antes de decidir pela intubação. “O que tem se observado onde esse equipamento já está em uso é que o resultado do uso da aerocâmara é muito bom, com os pacientes evoluindo muito bem sem a necessidade de intubação e UTI”, destaca a diretora do Complexo, lembrando que muitos já apelidaram o equipamento de ‘cápsula da vida’. Liliane destaca ainda que uma outra vantagem da aerocâmara é a diminuição dos riscos de contaminação dos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente.
 
Sobre as máscaras doadas, ela lembra que a decisão da destinação de recursos para aquisição de EPIs foi proferida pelo juiz Diego Garcia Oliveira, em atendimento a uma solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção/Patos, e que essa doação fará muita diferença na atual conjuntura. “Vivemos um momento de pandemia, com muitas necessidades de materiais, principalmente de EPIs, que são imprescindíveis na luta contra o contágio e a disseminação da doença, diante de um mercado saturado devido a muita procura por materiais e uma doação desse porte é uma ajuda oportuna, necessário e fundamental, de forma que agradecemos a OAB por ter solicitado essa ajuda e a Justiça por ter entendido a importância do pleito”, reforçou Liliane. 
 
Segundo divulgação da Justiça, os recursos são oriundos de pena de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais e serão destinados para o Complexo de Saúde Municipal de Patos, Hospital Regional, Maternidade e Hospital Infantil.

Comentários