• 21/12/2020
  • por Resenha Politika

Pesquisas

Coquetel de antivirais é esperança contra as mutações do coronavírus

Coquetel de antivirais é esperança contra as mutações do coronavírus

Pesquisadores de vários países participam de um estudo internacional para testar coquetéis antivirais - uma combinação de vários medicamentos - para tentar evitar a seleção de mutações do coronavírus, que podem ser residentes de um único medicamento.

O CSIC (Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha) participa de pesquisas internacionais, que têm destacado hoje a importância e as oportunidades de combinar os benefícios de vários medicamentos para combater os efeitos da SARS-CoV-2, o nome científico do vírus que provoca a covid-19.

Envolve, por um lado, o uso de novos antivirais que impedem o vírus de entrar na célula e, por outro, o uso de inibidores da enzima que replica o genoma e a transcrição dos genes do vírus.

De acordo com o CSIC, o efeito da combinação das duas terapias, direcionadas a diferentes alvos do SARS-CoV-2, poderia evitar a seleção de "mutantes" resistentes a um único fármaco e, portanto, evitaria a falha durante o tratamento.

Os vírus de RNA são capazes de modificar seu espectro de mutantes para se adaptar a novos ambientes, alterar sua virulência ou até mesmo gerar mudanças significativas que lhes permitem pular para outras espécies.

Comentários