• 28/11/2017
  • por Resenha Politika

Coremas está com 5% e açude da Capivara apenas com 1,71% da capacidade de água; veja fotos

Coremas está com 5% e açude da Capivara apenas com 1,71% da capacidade de água; veja fotos

O nível do açude Coremas, no município de mesmo nome, no Sertão paraibano, chegou a apenas 5,0% da capacidade total de armazenamento de água. A medição foi divulgada e está no site da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB).

Devido ao baixo volume, o açude de Coremas teve uma grande redução na perenização dos rios Piranhas, Piancó e outras cidades, que passaram a receber águas do açude Mãe D'água, que está com menos de 10% do volume total.


Os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas apontam ainda que o açude de Engenheiro Ávidos em Cajazeiras tem apenas 9 milhões de metros cúbicos, 3,64% de sua capacidade que é 255.000.000 milhões. Conforme monitoramento, até esta terça-feira (28), o açude de Lagoa do Arroz também em Cajazeiras está com 6 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 7,88% de sua capacidade.



 
A situação mais critica no alto sertão paraibano é a do açude da Capivara em Uiraúna.Com capacidade de armazenar 80 milhões de metro cúbicos de água, hoje dia 28 de novembro de 2017, o manancial só tem 1,71%.


Por Gilberto Lira - Resenha Politika


Comentários