• 18/02/2021
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Covid-19: Secretário de Saúde de Patos comenta administração da segunda dose e prioridade para idosos a partir de 60

Covid-19: Secretário de Saúde de Patos comenta administração da segunda dose e prioridade para idosos a partir de 60

A vacinação contra a Covid-19 na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, está avançando de forma satisfatória a cada semana. O secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, diz que é necessário focar no plano de vacinação vigente, mas também acatar as decisões impostas e as mudanças que podem ocorrer ao longo desse processo.
 

Ele se referiu à decisão da Justiça Federal da Paraíba, que na última terça-feira (16), determinou que o Estado da Paraíba dê uma pausa na vacinação dos profissionais de saúde que não atuam na linha de frente contra a Covid-19, até que todas as pessoas idosas a partir de 60 anos sejam imunizadas. Vale ressaltar que isso está atrelado ao cumprimento do cronograma de entregas do Ministério da Saúde.
 

Segundo esclareceu que a cidade de Patos já estava imunizando idosos acima de 90 anos, já cumpriu a meta de vacinar 201 pessoas idosas acima de 80 anos que estão acamadas, e ainda os idosos que residem em abrigos, inclusive com a segunda dose.
 

Diante da determinação da Justiça Federal para priorizar os idosos a partir de 60 anos mediante a chegada de nova remessa de vacinas, o secretário comentou que deverá ser emitida uma nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde, para reforçar a continuidade da imunização de todas as pessoas com mais de 80 anos. Após isso, a ordem será decrescente até atender os idosos entre 60 e 79 anos.
 

Profissionais de saúde (linha de frente)

O secretário informou que já está sendo concluída a segunda dose nesse grupo, formado por profissionais da UPA, SAMU, PA Maria Marques, Centro de Covid, Hospital Infantil, Hospital Regional, dentre outros.

Comentários