• 28/10/2020
  • por Resenha Politika

Pandemia

Covid-19: Vacina espanhola é autorizada para teste internacional

Covid-19: Vacina espanhola é autorizada para teste internacional

A vacina Ruti contra covid-19, desenvolvida por um pesquisador do Hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona, e fabricada pela farmacêutica espanhola Archivel Farma, é a primeira da Espanha a receber autorização para fazer um teste clínico internacional, que será realizado na Argentina.

Conforme informado pela empresa, a vacina, inicialmente projetada contra a tuberculose, também deve ser eficaz contra outras infecções virais, como o coronavírus, para o qual recebeu a aprovação da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) da Argentina para conduzir um teste clínico.

Este é um estudo duplo-cego com placebo, com duração de nove meses, para avaliar a eficácia da vacina Ruti na prevenção da infecção e redução da mortalidade por Covid-19 em profissionais de saúde.

A vacina foi desenvolvida pelo Dr. Pere-Joan Cardona, do Serviço de Microbiologia Can Ruti, e baseia-se na chamada "imunidade inata treinada", ou seja, em estimular a imunidade do corpo por meio da vacina e "fornecendo-lhe memória" para gerar uma resposta melhor e mais rápida à exposição ao vírus.

R7

Comentários