• 09/12/2021
  • por Resenha Politika

Brasília

Deputado cobra do Governo Federal, a liberação de recurso para o Programa de Aquisição de Alimentos na Paraíba

Deputado cobra do Governo Federal, a liberação de recurso para o Programa de Aquisição de Alimentos na Paraíba

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) fez um apelo ao Ministério da Cidadania, em nome dos agricultores familiares da Paraíba, para que sejam liberados os recursos destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. “A Conab, na Paraíba, comunicou aos agricultores que ainda não tem recursos para o programa. Isso é um descaso com a agricultura familiar”, disse o deputado.

Frei Anastácio relatou que, na Paraíba, existem cerca de 200 projetos inscritos no PAA esperando pelos recursos. Mas, a Conab não deu nenhuma resposta concreta sobre quando será feita a liberação de recursos, nem de quanto é o orçamento para o Estado. “Depois que Bolsonaro assumiu o governo, o PAA sofreu uma redução drástica no orçamento. E agora, com a mudança de nome do programa, ninguém sabe o que acontecerá”, lamentou.

Governo só atende aos grandes

O parlamentar apelou para que o Governo Federal olhe para o PAA. “Quando é para os grandes produtores não falta dinheiro. Mas, falta atenção para a agricultura familiar que produz mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa do povo brasileiro. A segurança alimentar interna vem dos pequenos produtores, não dos grandes que visam apenas o mercado internacional”, observou.

O parlamentar destacou que hoje mais de 19 milhões de brasileiros passam o dia sem ter o que comer. Outros 116,8 milhões convivem com algum grau de insegurança alimentar, o que corresponde a 55,2% dos domicílios do País. “Tem gente na fila do osso, nos açougues, e famílias correndo atrás de carro de lixo, em busca de algum alimento. Enquanto isso, os grandes produtores rurais aumentaram os lucros com suas produções, sem olhar para a fome. Mesmo assim, o governo Bolsonaro não olha para a agricultura familiar”, afirmou.

Comentários