• 05/02/2021
  • por Resenha Politika

Velho Chico

Deputados paraibanos propõem realização de audiência pública para debater situação das obras da Transposição

 Deputados paraibanos propõem realização de audiência pública para debater situação das obras da Transposição
 

Os deputados Jeová Campos, Buba Germano e Cida Ramos protocolaram essa semana um pedido de realização de audiência pública para debater a atual situação das obras do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, nos trechos que cortam o Estado da Paraíba. O requerimento foi de autoria da deputada Cida Ramos, com co-autoria dos deputados Jeová Campos e Buba Germano. “Há dois anos a obra já estava com mais de 95% concluída, mas até agora, efetivamente, a água não chegou no sertão paraibano como deveria e precisamos nos atualizar sobre o andamento das ações para conclusão dessa obra tão importante”, afirma Jeová Campos.

 

O parlamentar lembra que a proposta do Projeto de Integração do Rio São Francisco é levar água para 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, contemplando cerca de 390 municípios a partir de dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão e o Eixo Leste, com 217 quilômetros. “As estruturas captam a água do Rio São Francisco para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região. Contudo, as obras ainda não foram concluídas e os trechos entregues estão sem funcionar devidamente, implicando sérios prejuízos ao Estado da Paraíba, sobretudo as comunidades ribeirinhas, que necessitam da água do “Velho Chico” para a sobrevivência”, destaca o requerimento assinado pelos três deputados paraibanos.

 

“Um projeto de tamanha importância para a região Nordeste, especialmente, para as pessoas que moram no sertão paraibano,  não pode ficar paralisado e a ALPB precisa se posicionar diante disso e cobrar dos agentes públicos responsáveis a conclusão e o pleno funcionamento do projeto da transposição”, reforça Jeová que na condição de Presidente da Frente Parlamentar das Águas da ALPB vem há muito tempo, desde seu mandato anterior,  realizando debates sobre a Transposição e cobrando das autoridades competentes a conclusão das obras.

Comentários