• 27/04/2021
  • por Resenha Politika

Brasília

Deputados vão pedir prioridade para pessoas com qualquer grau de obesidade na vacinação contra Covid

Deputados vão pedir prioridade para pessoas com qualquer grau de obesidade na vacinação contra Covid

O deputado Jorge Solla (PT-BA) se comprometeu a enviar ao Ministério da Saúde o pedido de médicos para que inclua a obesidade em todos os graus – e não apenas a mórbida – como fator de priorização na vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Outro requerimento deverá ser encaminhado também à pasta e aos conselhos de secretários de saúde para que priorizem o tratamento da doença ligada ao acúmulo de gordura corporal, inclusive nos casos em que a cirurgia bariátrica for indicada.

A obesidade como fator de risco na pandemia de Covid-19 foi tema de uma videoconferência promovida nesta terça-feira (27), por iniciativa de Jorge Solla, pela comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à Covid.

“Sintetizo nestas três grandes dimensões o problema: a vacinação e a obesidade como fator de risco para a Covid; a assistência ao paciente obeso com Covid; e a preparação do sistema de saúde para assistir aos pacientes que estão represados nesse período tão adverso que estamos vivendo”, resumiu Solla.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que também participou da audiência, sugeriu que os especialistas elaborem uma nota técnica a ser encaminhada junto com o pedido, a fim de facilitar “a inclusão da pessoa portadora da obesidade no esquema prioritário de vacinação”.

Riscos
Com índice de massa corpórea acima de 40, as pessoas com obesidade mórbida possuem chances maiores de adquirir diversas doenças, como diabetes ou hipertensão, e maior risco de morte. São mais vulneráveis também às formas graves de Covid-19.

Agência Câmara de Notícias

Comentários