• 28/01/2021
  • por Gilberto Lira

Política

Desgastado, Wilson Santiago pode ser substituído por Wilson Filho na disputa por uma cadeira na Câmara Federal - por Gilberto Lira

Desgastado, Wilson Santiago pode ser substituído por Wilson Filho na disputa por uma cadeira na Câmara Federal - por Gilberto Lira

O deputado federal Wilson Santiago, presidente estadual do PTB, estaria pensando em desistir de disputar a reeleição em 2020. A ideia é colocar mais uma vez o atual deputado estadual Wilson Filho para concorrer a Câmara Federal.

Desgastado após a Operação Pés de Barro deflagrada em dezembro de 2019 pela Polícia Federal, Santiago teme o desgaste popular, mas por outro lado se mantém confiante por obter bases eleitorais consolidadas e importantes no interior do estado.

A informação foi repassada por pessoas ligadas ao parlamentar.

Entenda

A operação Pés de Barro foi deflagrada em dezembro de 2019 contra o deputado federal Wilson Santiago (PTB-PB) e o prefeito de Uiraúna , Bosco Fernandes, flagrou 12 encontros para entregas de propina por supostos desvios de recursos na construção de uma adutora em Uiraúna, Sertão da Paraíba. Onze foram feitas no estado.

Conforme a investigação, a empresa COENCO foi contratada por R$ 24,8 milhões para construir a adutora, após negociações entre Wilson Santiago e o empresário George Ramalho Barbosa, em que ficou acertado, sobre o valor do contrato, o repasse de propinas no montante de 10% para o parlamentar e 5% para o Prefeito de Uiraúna, João Bosco Nonato Fernandes (Dr. Bosco).

De acordo com a PF, o inquérito surgiu de informações obtidas em uma proposta de delação premiada, que está sob sigilo. A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão no gabinete de Wilson Santiago na Câmara dos Deputados, em Brasília. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, que autorizou as buscas, também determinou o afastamento de Santiago do cargo. Além do deputado e do prefeito de Uiraúna, a operação tem outros alvos: três assessores e um funcionário e um empresário de Santiago.

Comentários