• 28/07/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Diabetes pode causar até perda dos dentes; assista vídeo

Diabetes pode causar até perda dos dentes; assista vídeo

Conviver com diabetes vai muito além de monitorar a glicose, como muitas pessoas acham. As altas taxas de açúcar no sangue podem afetar nosso corpo de uma forma geral e causar de complicações leves e até mais graves. Isso pode acontecer na nossa boca: em casos mais graves a pessoa pode perder os dentes. Mas por que isso acontece e quais os sinais ou problemas bucais causados pelo diabetes sem controle?

Eu confesso que eu não sabia e descobri recentemente conversando com uma dentista, microbiologista, professora e mãe de uma menina também com diabetes tipo 1. Christine Rolke ( @maepancreas ) me alertou sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, além do bom controle do diabetes para evitar quatro complicações mais comuns na boca de quando a glicose no sangue fica alta por muito tempo.

Precisamos entender que a pessoa com diabetes é mais vulnerável a contaminação bacteriana. Estima-se que cinco entre seis pessoas com diabetes têm um risco maior para doenças gengivais avançadas. Isso acontece em razão da diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

Portanto, os quatro sinais de diabetes na boca são:

Candidíase Oral ou Sapinho (nome popular) - O problema bucal causa lesões brancas, geralmente na língua ou no interior das bochechas. São lesões que podem ser dolorosas e até sangrar em alguns casos. Se não for tratada, a candidíase pode afetar também a garganta, as amígdalas, a gengiva e o céu da boca.

Comentários