• 26/03/2021
  • por Resenha Politika

Igreja Católica

Diocese de Cajazeiras faz orientações para a Celebração da Semana Santa

Diocese de Cajazeiras faz orientações para a Celebração da Semana Santa

A Diocese de Cajazeiras divulgou as orientações para as celebrações durante a Semana Santa deste ano.

Dirigindo-se aos clérigos, religiosos e fiéis leigos, o Bispo Diocesano Dom Francisco de Sales destaca que as decisões tomadas pela Diocese, “ainda que difíceis, nascem da consciência da fragilidade do momento atual e da nossa responsabilidade pastoral”.

PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS

O Bispo orienta que os atos litúrgicos da Semana Santa sejam celebrados de forma remota, sem a participação física dos fiéis, e amplamente transmitidos pelos meios de comunicação de cada Paróquia. O número de ministros auxiliares do celebrante, estabelece o Bispo, deve ser o indispensável, para que as celebrações sejam realizadas com solene dignidade. Durante os dias, as Igrejas deverão permanecer abertas para visitação e oração pessoal dos fiéis.

Mantendo o que foi prescrito nas últimas orientações, o Bispo determina que, onde for possível a abertura das Igrejas para a participação física dos fiéis, o Pároco/Administrador Paroquial, após ouvir o Conselho de Pastoral Paroquial, “avalie prudentemente e encaminhe ao Bispo Diocesano pedido de autorização para a reabertura das Igrejas de sua Paróquia para as celebrações presenciais, e, se autorizado, que sejam observadas em tudo as medidas sanitárias de distanciamento social, emanadas pelas Autoridades de Saúde, conforme uso corrente em nossa realidade eclesial”.

PROCISSÕES

Conforme o documento, estão suspensas todas as procissões que comumente são celebradas na Semana Santa. “De forma criativa, cada sacerdote busque novas maneiras de valorizar a piedade popular e os atos de devoção, cuidando de zelar pela saúde corporal e espiritual dos fiéis e da comunidade”.

COMUNHÃO EUCARÍSTICA

Dom Francisco de Sales pede aos sacerdotes que, onde for possível, seja favorecido aos fiéis o acesso à comunhão eucarística, “respeitando escrupulosamente protocolos de segurança sanitária e as normas litúrgicas”.

Ao tratar do cuidado e assistência aos enfermos e mais vulneráveis, o Bispo chama a atenção para a essencialidade do serviço dos ministros extraordinários da sagrada comunhão.

DOMINGO DE RAMOS

Esse ano, a distribuição de ramos abençoados não será permitida. Por outro lado, as famílias estão orientadas a colocarem ramos nas portas de suas casas e nos altares domésticos, lembrando a entrada de Jesus em Jerusalém.

A coleta solidária da Campanha da Fraternidade, que seria realizada neste dia, foi adianta para uma outra data, que será definida posteriormente pelo Bispo e pelo Clero Diocesano.

SEGUNDA, TERÇA E QUARTA-FEIRA SANTA

Nesses dias, as celebrações eucarísticas acontecerão em conformidade com as orientações de segurança sanitária já estabelecidas. Via-sacras, Meditação das Dores de Maria, Ofício das Trevas, Santo Rosário e demais exercícios devocionais deverão ser realizados de acordo com a realidade de cada Paróquia e, na medida do possível, transmitidos pelas mídias sociais.

Na Quarta-feira Santa recomenda-se a realização de uma celebração penitencial preparatória para o Tríduo Pascal. A Comissão Diocesana de Liturgia irá disponibilizar um subsídio com roteiro.

MISSA DO CRISMA

A Missa Crismal, celebração costumeiramente realizada na manhã da Quinta-feira Santa, foi transferida para o dia 15 de maio, sábado que antecede a Celebração da Ascenção. Os santos óleos já abençoados na celebração do ano passado continuarão a serem utilizados nos sacramentos até a celebração da Missa do Crisma.

Com o adiamento, Dom Francisco de Sales exorta os sacerdotes a dedicarem a manhã deste dia a um momento de recolhimento e breve retiro espiritual e a fazerem, diante do Santíssimo Sacramento, a renovação dos compromissos sacerdotais.

QUINTA-FEIRA SANTA

A Missa vespertina da Ceia do Senhor será celebrada “na hora mais oportuna da tarde”, com a devida solenidade. O Rito de Lava-pés será omitido, podendo ser substituído por um canto apropriado no instante da homilia. O Translado do Santíssimo Sacramento também será omitido. Entretanto, após a oração depois da comunhão, a reserva eucarística será recolhida no tabernáculo. Não é permitida a exposição do Santíssimo Sacramento no ostensório.

Os sacerdotes, juntamente com o corpo litúrgico, deve permanecer por tempo conveniente em vigília diante do Santíssimo Sacramento. Onde for possível a presença dos fiéis, esse momento de vigília será abreviado.

Comentários