• 24/03/2021
  • por Redação

Educação e Saúde

Diretor da AC3 emite nota e repudia recuo de Veneziano na luta pelo HU do Sertão, em Cajazeiras

Diretor da AC3 emite nota e repudia recuo de Veneziano na luta pelo HU do Sertão, em Cajazeiras

A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) praticamente bateu o martelo e não pretende construir e manter um novo hospital universitário na cidade de Cajazeiras. Foi o que revelou o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) após audiência com o presidente da empresa, general Oswaldo de Jesus Ferreira. Segundo Veneziano, o general justificou que o projeto do HU Sertão é financeiramente inviável.

Tomando conhecimento do posicionamento do parlamentar paraibano, a Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados do Ceará, emitiu nota para repudiar a posição do senador, que segundo o seu presidente “entrega os pontos” na luta pelo construção da casa de saúde que seria construida na Terra do Padre Rolim.

Nota:

O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital, apesar de paraibano, ao invés de agir junto ao andar de cima do Governo Federal e Presidências da Câmara e Senado, aglutinando todos as forças de Cajazeiras/Região e do Estado, recua com a declaração acima na luta em prol do Projeto HUSertão, impactante na saúde/educação para toda Paraíba e Estados vizinhos. Assim, contribui para "entregar os pontos" e incentivar a tese de um "jeitinho brasileiro", diante da insensatez do Presidente da EBSERH, do 3o Escalão hierárquico da União.

Imagine se não tivéssemos um Ministro da Saúde também paraibano. Além disto, uma Frente Parlamentar HUSertão constituída na Assembleia Legislativa, fruto da unidade/foco dos 03 deputados de Cajazeiras. Apesar dos trâmites burocráticos esta frente agregando todas as forças do Estado precisa  passar para a ação com urgência!!

Na conta da UFCG depositados R$ 25 milhões/Emenda de Bancada-2020, resultado de  uma batalha incansável do Comitê HU Sertão com uma licitação iniciada em cima de um Projeto Executivo, que custou R$ 4,7 milhões do Governo Federal, produto  de uma Emenda do ex-Senador cajazeirense Raimundo Lira, intermediada por Entidades da Sociedade Civil de Cajazeiras puxada pela AC3. Trâmite este pasme em consonância com a EBSERH com a atual direção. Inclusive viabilizou da mesma época do HUSertão, o hoje construído Hospital Universitário do Amapá, terra do ex-presidente do Senado e do Senador Randolfe Rodrigues.  Mais uma oportunidade, devido o atual Reitor da UFCG, nativo do Alto Sertão Paraibano e ex-presidente do comitê em prol do HUSertão. Portanto, HUSertão já para transformar o Alto Sertão Paraibano no 3o polo de Saúde do Estado!!!

Fortaleza, 24/03/21

Josias Farias Neto - Diretor de Políticas Públicas da AC3 - Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados dos Ceará.

Comentários