• 03/03/2020
  • por Resenha Politika

Justiça

Eduardo Cunha conta com Lewandowski e Gilmar para ser solto

Eduardo Cunha conta com Lewandowski e Gilmar para ser solto

A defesa de Eduardo Cunha tem se empenhado no Supremo para derrubar os únicos dois decretos de prisão preventiva que ainda o mantêm encarcerado no presídio de Bangu, no Rio.

Ontem, a defesa pediu a Ricardo Lewandowski que derrube a prisão decretada pelo TRF-4, alegando que ela é fundamentada unicamente na superada jurisprudência que permitia a prisão após condenação em segunda instância — o ministro já derrubou outras prisões do tipo.

Há duas semanas, ele pediu a Edson Fachin prioridade no julgamento de um habeas corpus que visa derrubar uma outra prisão preventiva, da Operação Sépsis, mantida pela Justiça Federal de Brasília.

O pedido foi apresentado no mesmo dia em que Gilmar Mendes retirou o pedido do julgamento virtual para discuti-lo no plenário físico da Segunda Turma — sinal de que cogita conceder a ordem.

Nesse HC, a defesa aponta que esse decreto de prisão, de 2017, não tem fatos contemporâneos, exigência da nova da Lei Anticrime para manter a prisão preventiva — nos últimos anos, Gilmar se tornou um dos maiores críticos das prisões preventivas alongadas.

Se o caso for levado ao colegiado antes da volta de Celso de Mello, bastam os votos favoráveis de Lewandowski e Gilmar para o ex-deputado ganhar a liberdade.

O Antagonista

Comentários