• 19/07/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Estado orienta que municípios atualizem vacinas das crianças durante campanha

Estado orienta que municípios atualizem vacinas das crianças durante campanha

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai iniciar a Campanha Estadual de Multivacinação em paralelo à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo. A intenção é estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. As atividades começam no dia 6 de agosto e seguem, simultaneamente, até o dia 31 de agosto.

Os pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais para o sucesso das campanhas. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de todos os 223 municípios da Paraíba.“Os responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças. Orientamos que eles levem a caderneta de vacinação para avaliação e registro. É fundamental que todas as crianças compareçam aos serviços de saúde, independente da sua situação vacinal”, informou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.

Márcia reforçou a necessidade da intensificação da campanha contra a poliomielite e contra o sarampo. O objetivo é vacinar as crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias), contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.

“Queremos captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados”, disse.

 

 

Comentários