• 25/08/2021
  • por Resenha Politika

Coletiva de Imprensa

Estados devem seguir cronograma federal de imunização, diz Queiroga

Estados devem seguir cronograma federal de imunização, diz Queiroga

"Se cada estado quiser criar um regime próprio, o Ministério da Saúde não terá condição de entregar doses de vacinas. Então temos que nos unir aqui para falarmos a mesma língua", disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (25).

Apesar de o Ministério da Saúde ter anunciado a 3ª dose a partir de 15 de setembro, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), antecipou o início da aplicação para o dia 6. Se acontecerem desvios ao cronograma nacional de imunizações, o ministro disse que o judiciário não poderá resolver sozinho o problema, caso acionado. "O juiz não vai assegurar dose que não existe. O que nós queremos aqui é que nossa campanha siga de maneira equânime, atendendo a todos os estados", afirmou.

Participaram da coletiva o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Ismael Alexandrino Júnior, e o presidente do Conasems Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Wilames Freire Bezerra. Queiroga já havia adiantado que daria início à aplicação de uma terceira dose de vacina contra a covid-19 em pessoas imunossuprimidas, como pessoas transplantadas, por exemplo, e maiores de 70 anos a partir de 15 de setembro.

A data de 15 de setembro leva em conta o fim da vacinação dos brasileiros com 18 anos ou mais. A expectativa é que até a metade de setembro, esse grupo já esteja imunizado. A vacina aplicada será a da Pfizer. Idosos receberão a 3ª dose (ou dose de reforço, para os que tomaram a vacina da Janssen) após seis meses da segunda (ou única). Os imunossuprimidos, após 21 dias. 

Comentários