• 16/11/2018
  • por Resenha Politika

Cortes

Exoneração em massa atinge mais uma prefeitura na PB; prefeito explica contenções e ajustes

Exoneração em massa atinge mais uma prefeitura na PB; prefeito explica contenções e ajustes

O prefeito da cidade de Caaporã, Cristiano Ferreira Monteiro (Kiko), do PDT, baixou decreto exonerando todos os cargos comissionados da administração municipal. Os prestadores de serviço também tiveram seus contratos rescindidos na prefeitura. Em janeiro deste ano, o gestor havia anunciado a mesma medida por problemas financeiros.

Com a decisão, Caaporã é a sexta prefeitura a tomar medida similar nos últimos dias no estado. Os gestores das prefeituras de Patos, Serra Grande, Monteiro, São José de Brejo do Cruz e Conceição também anunciaram medidas para cortes despesas nos municípios.

O gestor alegou grave problema financeiro para poder honrar com os compromissos com o funcionalismo e lembrou a “drástica diminuição de receitas” para o município, em especial os repasses do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Prefeito suspende pagamento de despesas

O prefeito Kiko também baixou outro decreto suspendendo todos os pagamentos de despesas empenhadas até o dia 9 deste mês. A medida tem por objetivo revisar todos os contratos celebrados pela prefeitura.

Contratos serão revistos

Segundo Kiko, existem vários contratos com valores incompatíveis com a capacidade financeira e orçamentária do município. A determinação do gestor é de encerrar todos os contratos que sejam identificados com despesas inadequadas, quanto à oportunidade, conveniência e possíveis ilegalidades que por ventura existam.

Os decretos passaram a vigor com a publicação.

Portal Correio

Comentários