• 28/05/2018
  • por Resenha Politika

Cultura

Exposição é aberta no Casarão e lembra trajetória política e literária de Ivan Bichara

Exposição é aberta no Casarão e lembra trajetória política e literária de Ivan Bichara

Uma exposição fotográfica contando a vida a obra do ex-governador e escritor Ivan Bichara Sobreira foi aberta na manhã desta segunda-feira 928) no Casarão da Epifânio Sobreira, sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

O evento contou com as presenças do secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan de Assis, do secretário de Governo e Articulação Política, José Anchieta (representando o prefeito José Aldemir), do ex-prefeito Antônio Quirino de Moura, do presidente da Comissão do Centenário de Ivan Bichara, professor Chagas Amaro, e de parentes do ex-governador, além de escritores, artistas e historiadores.

Segundo o secretário Ubiratan de Assis, é uma satisfação muito grande encerrar o primeiro momento das homenagens a Ivan Bichara com a abertura do exposição. Ele lembrou que as homenagens ao centenário do ex-governador começaram quarta-feira, com sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, prosseguiu na quinta-feira, com missa solene, e na sexta-feira com sessão conjunta da Câmara Municipal de Cajazeiras e da Assembleia Legislativa, ambas na Fafic.

Representando o prefeito, José Anchieta disse que Cajazeiras vive um momento de muita alegria, ao resgatar a história de um de seus filhos mais ilustre. “Ivan honrou as melhores tradições de Cajazeiras na política e na literatura”, afirmou, acrescentando que a exposição vai circular em escolas e bibliotecas da cidade. Os filhos do ex-governador, Ivan Bichara Sobreira Filho e Janine Sobreira, e a neta Marina Sobreira compareceram a solenidade e destacaram a importância das homenagens ao autor de “Carcará”.

As homenagens prosseguem no dia 29 de maio, com sessão solene da Câmara Municipal de Guarabira, proposta pelo vereador Júnior Ferreira, oportunidade em que será proferida palestra do historiador José Octávio de Arruda Melo sobre a trajetória política de Ivan Bichara. Na ocasião, será aberta exposição fotográfica no Museu da Cidade. Já no dia 30 de maio, será a vez de uma sessão especial da Academia Paraibana de Letras em homenagem ao centenário de Ivan Bichara.

No dia 8 de junho, haverá sessão solene na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, com lançamento do livro “Ivan Bichara – Inéditos”, com organização e apresentação do escritor e membro da Academia Paraibana de Letras, Gonzaga Rodrigues. A programação prossegue em agosto, no dia 24 daquele mês, com aposição do busto do ex-governador.

Desde o dia 11 de dezembro de 2017 foi criada, pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, uma comissão especial destinada a organizar e coordenar a realização de eventos comemorativos ao centenário de Ivan Bichara Sobreira. A Comissão é formada por Francisco das Chagas Amaro da Silva (presidente), Antônio Quirino de Moura, Francisco Sales Cartaxo Rolim, Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida, José Antônio de Albuquerque, Ubiratan Pinheiro de Assis, Francelino Soares de Souza e Agnaldo Batista Rolim.

Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras, no dia 24 de maio de 1918 e morreu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1998. Foi deputado estadual, federal e governador da Paraíba. Além de político, Ivan Bichara Sobreira foi escritor. Publicou diversas obras, entre elas: “O romance de José Lins do Rego” (1971), “Carcará” (1984), “Tempo de servidão” (1988) e “Joana dos Santos” (1995).

Comentários