• 16/05/2019
  • por Resenha Politika

Violência

Facções voltam com enfrentamentos e filmam execuções e espancamentos no CE

Facções voltam com enfrentamentos e filmam execuções e espancamentos no CE

As facções criminosas do Ceará retornaram com enfrentamentos em áreas de conflito do Estado. Nesta semana, os vídeos de execuções e espancamentos começaram a circular na Internet. Um desses locais é o município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde houve um achado de cadáver. Um dos vídeos mostra um homem falando que estava "rasgando a camisa de uma facção", ou seja, desvinculando-se da organização criminosa. Na sequência, em outro vídeo, o corpo que seria o do rapaz é incendiado. O POVO Online apurou que os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLis) estão crescendo na região.

Em Sobral, imagens de espancamento contra uma garota repercutiram nas redes sociais. A jovem é agredida na rua e dentro de uma casa. A garota morreu e o crime é investigado pela Polícia Civil de Sobral. Suspeitos do caso foram detidos e encaminhados à delegacia. Na gravação é possível ouvir uma das agressoras fazendo referências a uma facção criminosa. 

No começo do mês de maio, um vídeo de um criminoso chamado Timbalada circulou na Internet. Ele portava arma de fogo e estava com integrantes de uma organização criminosa. O POVO Online apurou que as Polícias Civil e Militar intensificaram pelas buscas das pessoas que participavam do vídeo e identificaram suspeitos. Em uma operação, pelo menos dois dos que apareciam nas imagens foram baleados e morreram.

Após os ataques no começo de 2019, que movimentaram a Força Nacional e os agentes de segurança do Ceará, incluindo o retorno dos policiais militares da reserva remunerada, o conflito entre facções parecia ter dado uma trégua. Os índices do sistema prisional também mostraram que o registro de fugas nas unidades prisionais cearenses zerou. As mortes existentes nos relatórios da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) eram de causas naturais.

Outro caso de violência

Na manhã desta quarta-feira, 15, um corpo foi encontrado nas proximidades da CE-040, no quarto anel viário. A vítima estava em um matagal. Moradores relataram que o corpo seria de uma pessoa que estava desaparecida. A Perícia Forense foi acionada, o corpo foi recolhido e há indícios que se trata de uma pessoa desaparecida.  

Explosivos encontrados em Caucaia 

Nesta quarta foram encontrados dispositivos prontos para acionamento em Caucaia. A apreensão aconteceu durante uma operação do Batalhão Cotam e movimentou a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Roca, com os cães farejadores. Drogas e balança de precisão foram apreendidos. 

Comentários