• 12/11/2020
  • por Resenha Politika

Eleições 2020

Famup orienta gestores municipais sobre transição de governo que deve acontecer logo após eleição

Famup orienta gestores municipais sobre transição de governo que deve acontecer logo após eleição

Com o fim dos mandatos em dezembro, muitos gestores vão ter que passar a prefeitura para os novos eleitos no dia 1º de janeiro de 2021. Observando isso, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destaca algumas orientações para que a transição de governo ocorra sem dores de cabeça. De acordo com o presidente da Famup, George Coelho, a transição deve ser feita imediatamente logo após a eleição do dia 15 já que o tempo até a posse do novo gestor está mais curta esse ano por conta da pandemia causada pelo coronavírus.
 
Para a advogada e consultora jurídica da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Elena Garrido, os gestores devem observar a formação de uma equipe de transição, limite prudencial com folha de pagamento e nepotismo. Segundo ela, é preciso que no grupo já estejam presentes aqueles que serão nomeados como secretários de Administração e Fazenda do Município, que devem lidar com as questões primordiais e mais problemáticas da transição, ligadas à execução de orçamento e compromissos financeiros.
 
A Famup destaca ainda que entre as preocupações da equipe de transição, é importante que se atentem às leis que estabelecem as condutas que os prefeitos devem adotar em relação ao orçamento municipal, quais sejam: Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA). Este último, principalmente, demandará especial atenção, tendo em vista que o plano tem duração de quatro anos.
 
Sendo assim, o primeiro ano de mandato do novo gestor deverá seguir o planejamento da administração anterior e, concomitantemente, o novo gestor deverá executar o planejamento orçamentário que será apresentado para os próximos quatro anos.
 
A Famup recomenda também que a transição aconteça de forma mais ampla e transparente possível, independentemente da existência de lei que prevê a obrigatoriedade. A entidade ressalta que o prefeito tem o dever de transparência. Além disso, realizar uma boa transição atende ao interesse público.
 
Princípio Constitucional – Para a Famup, a forma mais eficaz de mostrar que todos os esforços para alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público foram tomados é consolidar em um processo as condições em que estará ao término da gestão. Com isso cumprir um dos mais importantes princípios constitucionais inerentes à Administração Pública, o da eficiência.

Assessoria de Imprensa

Comentários