• 27/03/2021
  • por Resenha Politika

Ações

Fiocruz: prefeito Chico Mendes participa de evento remoto e detalha práticas inovadoras na saúde em SJP

Fiocruz: prefeito Chico Mendes participa de evento remoto e detalha práticas inovadoras na saúde em SJP

 

O prefeito de São José de Piranhas que também é advogado, Chico Mendes (Cidadania), surpreendeu participantes e internautas, na tarde desta sexta-feira (26), durante participação por videoconferência em um evento subsidiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por adotar práticas inovadoras de educação em saúde no enfrentamento da crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus.  

Mestres e doutores com vasto conhecimento em saúde pública, que participaram do seminário de Práticas Inovadoras de Educação em Saúde no contexto da APS/ESF, elogiaram e enalteceram ações relatadas pelo gestor municipal que foram realizadas por ele em São José de Piranhas no início da pandemia e que repercutiu em toda a Paraíba.

Durante sua participação, Chico lembrou que procurou meios simples e eficazes de levar informações e conscientizar a população sobre os riscos de contrair a Covid-19 e as práticas mais recomendadas naquele momento para evitar o contágio da doença. Para isso, usou meios de comunicação como rádios, sites de notícias e redes sociais. Também gravou pequenos vídeos e realizou lives para que sua mensagem chagasse a todas as pessoas. Se não bastasse, foi pessoalmente até as agências e correspondes bancários orientar os usuários em filas sobre o distanciamento social e mandou distribuir na cidade mais de 25 mil máscaras de proteção.

No entanto, o que mais chamou atenção dos participantes foi à exibição de um vídeo mostrando quando o gestor pegou um carro de som, sem fazer aglomeração, e saiu nas ruas e avenidas de toda a cidade pedindo para as pessoas praticar o distanciamento social, lavar as mãos e adotar os protocolos recomendados pela OMS para evitar a transmissão do coronavírus. Porém, reconhecendo que as pessoas precisavam de apoio para seguir as orientações e evitar a doença, o político determinou ainda que a prefeitura distribuísse milhares de cestas básicas às famílias de maior vulnerabilidade social e colocasse abastecimento de água em locais onde o líquido tão precioso ainda era um problema. “Não bastava apenas pedir para as pessoas ficarem em casa, mas era preciso oferecer condições de subsistência e de higienização para isso”, explicou o prefeito durante sua fala. Foi exatamente por essa experiência inovadora e bem sucedida, que Chico Mendes foi parabenizado por suas iniciativas.

O Seminário foi uma iniciativa da turma 4 do Mestrado Profissional da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), da Nucleadora Universidade Regional do Cariri (URCA) e subsidiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Dida Gonçalves

Comentários